O secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Angelo Menegat, participou, nesta terça-feira (11/06), na sede da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SAA), em Porto Alegre, da reunião do Conselho de Administração do Programa Agregar/RS Carnes. No encontro, foram discutidas as exigências para a entrada de novos frigoríficos ao Programa. Estiveram presentes representantes das secretarias da Agricultura e Abastecimento, Fazenda, de Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais e da Saúde, da Federação dos Trabalhadores das Indústrias da Alimentação do Rio Grande do Sul (Ftiars), Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), Sindicato das Indústrias de Carne do RS (Sicardergs), Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raças (Febrac) e Federação da Agricultura do RS (Farsul).
No encontro, os representantes do Conselho apresentaram sugestões de alterações do cadastro, que habilitará a adesão de novas empresas ao Programa. Segundo o diretor do Departamento de Sistemas Agroindustriais da SAA, Roberto Kiel, o cadastro estará disponível a partir do dia 20 de junho e abrange informações similares ao antigo Programa Carne de Qualidade. “Esta iniciativa é uma antiga reivindicação do setor”, explicou. Para o representante do Sicadergs, Ronei Lauxen, o dia 20 de junho é a oportunidade para que novas empresas façam parte do Programa.
O secretário Angelo Menegat informou que uma reunião com a Procergs já está agendada para tratar da elaboração de um Sistema de Monitoramento e Controle do Programa Agregar/RS Carnes. “Para este sistema de informações ter êxito é de suma importância que todos os dados do cadastro sejam rigorosamente corretos e atualizados”, salientou.
Na oportunidade, também foi agendada uma nova reunião do Conselho para dar continuidade aos assuntos, como regimento interno, normas do CISPOA e regularidades trabalhistas. O encontro acontece na próxima quinta-feira (19/06), às 14 horas, na SAA. O Programa Agregar/RS Carnes foi lançado em maio deste ano pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Entre seus objetivos, estão a ampliação do controle sanitário do rebanho do Estado, intensificando as ações de defesa sanitária, inspeção dos abates e controle do trânsito dos animais; modernização da pecuária, disseminando e estimulando a adoção das boas práticas de manejo, reprodução e alimentação do rebanho; qualificação da mão-de-obra rural e a promoção da qualidade genética do rebanho do Estado.
Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul, adaptado por Equipe BeefPoint