Conselho Científico para Agricultura Sustentável (CCAS), formado por acadêmicos e pesquisadores voltados para o agro das principais universidades brasileiras, se reúne e debate assuntos relevantes do setor.
“As universidades brasileiras têm muito conhecimento estocado, queremos dividi-lo com a sociedade”. Com esta frase, o professor de agronomia da Esalq/USP, José Otávio Menten, sintetizou o trabalho que o Conselho Científico para Agricultura Sustentável (CCAS) está empenhado em desenvolver.
Desde o início de 2010, o conselho, formado por acadêmicos e pesquisadores voltados para o agro das principais universidades brasileiras, se reúne e debate assuntos relevantes do setor. “Nestas conversas, chegamos a um consenso e divulgamos nossa posição no portal, por meio de estudos, vídeos e artigos, de forma simplificada”, diz Menten.
Os desafios e objetivos do projeto foram apresentados (18/10) para jornalistas na capital paulista. Durante o evento, o professor José Luiz Tejon, diretor do núcleo de agronegócio da ESPM e membro do conselho da CCAS falou sobre a necessidade do campo se comunicar com a sociedade de forma mais eficaz. “Temos que pensar em ações melhor fundamentadas, para que o consumidor consiga enxergar a presença do agro no seu dia a dia”, disse.
Ele explicou ainda que o Brasil se tornou referência em pesquisas e tecnologias para o agro, o que vem contribuindo para que o País incremente ainda mais o seu papel como grande produtor de alimentos, energia e fibras.
Na opinião do professor Coriolano Xavier, também membro do conselho, coordenador adjunto do Núcleo de Agronegócio da ESPM e professor da FGV-Pec, todo o trabalho para levar informação do agro ao público urbano passa necessariamente pela educação. “A comunicação tem um papel fundamental nesse trabalho, para oferecer à sociedade dados coerentes e bem fundamentados”, explicou.
Para Menten, a falta de informação muitas vezes resulta em posições equivocadas sobre temas relevantes, como o da reforma do Código Florestal e a compra de terras por estrangeiros, por exemplo. “São assuntos de interesse dos brasileiros e também do mundo, principalmente nesse momento em que o País se destaca no cenário agrícola mundial”, concluiu.
Conheça o CCAS.
Fonte: site souagro.com.br, matéria adaptada pela Equipe BeefPoint.