O Conselho Pecuário da Austrália desenvolveu um guia de biossegurança nas propriedades rurais com o objetivo de fornecer aos produtores de carne bovina do país informações que deverão servir de guia para auxiliar na garantia de que os rebanhos bovinos e a indústria de carne bovina australiana como um todo estão livres das principais doenças animais.
No lançamento deste edital de biossegurança na produção de carne bovina durante uma reunião do Conselho Pecuário em Esperance, o presidente australiano Keith Adams disse que, apesar das informações deste guia serem apenas uma questão de bom senso, a visualização constante destes pontos poderá ajudar a prevenir uma crise na indústria da carne bovina australiana.
“Este guia é uma forma simples, mas efetiva, de garantir que os produtores de bovinos mantenham a ameaça das doenças como uma das principais idéias em suas mentes. No caso do improvável surgimento de uma doença, serão as ações rápidas e corretas feitas na propriedade rural que ajudarão a limitar a disseminação da doença e, possivelmente, economizará para a indústria bilhões de dólares que poderiam ser perdidos com o prejuízo das exportações”.
Este guia, que inclui movimentos e alimentação de estoques, animais doentes ou mortos, movimentos de veículos e pessoas, bem como questões relacionadas aos animais silvestres, fornece estratégias simples para minimizar os riscos de introdução e disseminação de doenças nos rebanhos bovinos. “Acima de tudo, os produtores poderão se manter vigilantes e tomar ações imediatas se perceberam qualquer sinal incomum em seus animais”.
Fonte: Just-Food.com, adaptado por Equipe BeefPoint