Pecuaristas, empresários do agronegócio e representantes de centrais de inseminação reuniram-se na sede da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), em Uberaba (MG), na última terça-feira (28), para discutir a criação do Consórcio de Exportações de Material Genético Bovino.
A proposta, iniciativa da ABCZ e da Apex (Associação de Promoção das Exportações), objetiva impulsionar a divulgação e negociação de material genético (animais, sêmen e embriões de bovinos) para a América Latina e a África.
A reunião foi coordenada pelo diretor de Relações Internacionais da ABCZ, Sílvio de Castro Cunha Júnior, o consultor regional da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Eduardo Molina, e a coordenadora da Apex, Creuza Marlene Batista. Eles apresentaram a estrutura de promoção e de implantação do consórcio.
Para o pecuarista Abelardo Lupion, é preciso organizar os interessados em participar efetivamente do projeto e criar um conselho gestor. “Um mercado excepcional está à nossa espera. O mundo não pode prescindir da tecnologia que temos hoje em relação às raças zebuínas,” afirmou.
Fonte: Diário de Cuiabá/MT, adaptado por Equipe BeefPoint