Mercado Físico da Vaca – 13/04/09
13 de abril de 2009
Mercados Futuros – 14/04/09
15 de abril de 2009

Consumidor substitui carne bovina por frango e suíno

Além da forte queda nas exportações e da consequente necessidade de direcionar o produto ao mercado doméstico, o setor produtor de carne bovina também amarga retração no consumo interno. Os preços elevados da proteína, principalmente em meados do ano passado, afugentaram consumidores para os cortes de frango e suínos.

Além da forte queda nas exportações e da consequente necessidade de direcionar o produto ao mercado doméstico, o setor produtor de carne bovina também amarga retração no consumo interno. Os preços elevados da proteína, principalmente em meados do ano passado, afugentaram consumidores para os cortes de frango e suínos.

De acordo com dados da Associação Brasileira dos Frigoríficos (Abrafrigo), em 2008 o consumo de carne bovina recuou 2% ante o ano anterior. Já a demanda por carne de frango avançou 5,8% e a suína, 4%.

“Essa alta no consumo da carne suína ainda não é efeito da queda nos preços dessa proteína, que foi muito intensa em 2009. Mas, resultado de um mercado bom durante o ano (com exceção de novembro e dezembro) e da alta dos preços da carne bovina, sobre a qual a suína ganhou espaço no mercado interno”, diz Pedro de Camargo Neto, presidente da Associação das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Carne Suína (Abipecs).

A carne de frango, explica Sussumu Honda, presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), tem ganhado muito espaço entre as classes D e E, que tiveram incremento de renda nos últimos anos. “É uma carne, cujo preço equivale a um terço do valor dos cortes de segunda da carne bovina”, justifica Honda. Além disso, o frango manteve seus preços mais estáveis durante o ano, enquanto a carne de boi teve picos muito altos de preço.

“Houve a formação de uma bolha no preço de alguns produtos ano passado, afetando a demanda. A carne bovina foi um deles”, acrescenta Honda.

A matéria é de Fabiana Batista, publicada na Gazeta Mercantil, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

0 Comments

  1. Carlos Antonio Cardoso disse:

    Há um mito muito grande ainda em se consumir carne suina, problemas no passado acabaram prejudicando o incremento do consumo desta carne no Brasil e América do Sul. No restante do mundo o que prevalece é o consumo de carne suina chegando a 41% do total de carne consumida, já no Brasil é o contrário há um consumo maior na carne bovina cerca de 34 kg/ha/ano enquanto que a carne suina ainda está nos patamares de 12 kg/ha/ano. Pesquisas revelam que o brasileiro na maioria, 92 %, apreciam a carne suina. Acho que as entidades ligadas ao setor precisam é investir em Marketing e levar mais informações aos consumidores.