A maioria dos europeus quer que seja feita uma mudança na forma como a Política Agrícola Comum (PAC) apóia os produtores rurais da União Européia (UE). De acordo com a última pesquisa feita chamada Eurobarometer Opinion Poll, mais de 60% dos cidadãos europeus vêem uma transferência dos subsídios destinados à produção agrícola para um apoio direto aos produtores e às propriedades rurais como algo “muito positivo” ou “positivo”. O apoio entre as pessoas questionadas ao suporte direto aos produtores rurais ocorreu em média entre 62% dos entrevistados, 6% a mais do que na pesquisa feita anteriormente, no meio de 2001.
A pesquisa mostrou também que os cidadãos europeus querem que a política agrícola da UE garanta que os produtos agrícolas são saudáveis e seguros. De acordo com os dados, para os cidadãos, a prioridade da PAC deveria ser garantir que os produtos agrícolas são saudáveis e seguros, promover o respeito ao meio-ambiente, proteger as propriedades pequenas e médias e ajudar os produtores rurais a adaptar sua produção às expectativas dos consumidores.
A confiança dos cidadãos europeus na habilidade da PAC em distribuir produtos agrícolas seguros também se recuperou. Houve um aumento – de 37% (2001) para 42% – no número de entrevistados que acham que a PAC garante que os produtos agrícolas são seguros ao consumidor. Esta está sendo vista como uma das áreas em que a PAC conseguiu obter sucesso em seus objetivos.
A carência de informações continua sendo um problema – as respostas “não sei” variaram de 24-35%. Somente 20% dos entrevistados, por exemplo, sentem que têm informações suficientes sobre como os alimentos são produzidos e tratados.
As seguintes porcentagens de entrevistados foram a favor dos objetivos do PAC que foram listados na pesquisa, e que seguem abaixo:
Quando questionados sobre a eficiência da PAC em atingir seus objetivos, o nível de satisfação variou de 41% (para garantir que os produtos agrícolas são saudáveis e seguros) a 25% (para defender os interesses de produtores rurais em suas negociações com intermediários e distribuidores).
A pesquisa foi feita com 16,041 mil pessoas, dos 15 países pertencentes à UE.
Fonte: Release CE, adaptado por Equipe BeefPoint