Os consumidores têm mais chances de comprar produtos alimentícios quando as lojas usam sistemas de rastreabilidade de alimentos mostrando onde e como o alimento foi produzido, de acordo com nova pesquisa da University at Buffalo School of Management. O estudo também mostrou que, para alguns compradores, somente ter as informações disponíveis é suficiente para influenciar a compra.
“Simplesmente ter esse tipo de informação sobre rastreabilidade disponível para alimentos encorajará mais compras desses produtos e a um preço mais alto, mesmo se o comprador nunca usar essa informação”, disse o co-autor do estudo, que é professor associado de ciência de administração e sistemas da UB School of Management, Rajiv Kishore. Os pesquisadores descobriram que uma forma eficiente de aumentar a confiança dos consumidores nos varejistas é a supervisão governamental dessa informação.
Os pesquisadores entrevistaram 245 consumidores (a maioria, mulheres) em Seul, Coreia do Sul, onde os sistemas de rastreabilidade da carne bovina são instalados em quase todas as lojas. Mais pesquisas devem ser feitas com consumidores de outros locais do mundo, com uma amostra mais representativa dos gêneros – 83% das pessoas dessa amostra eram mulheres, enquanto 68% das compras de alimentos são feitas por mulheres, diz o estudo.
Fonte: Dairy Herd Management, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.