Mercado Físico da Vaca – 21/12/09
21 de dezembro de 2009
Mercados Futuros – 22/12/09
23 de dezembro de 2009

Consumo de alimentos cresce 13,8% no 3º trimestre

Com um crescimento de 16,8% no volume de compras de bens não duráveis no 3º trimestre deste ano, as classes D e E foram as campeãs no consumo e com isso puxaram o crescimento geral do volume de compras em 9,7%, comparado ao mesmo período de 2008. Os dados foram divulgados ontem (21) pela consultoria LatinPanel. Alimentos tiveram o maior crescimento médio, de 13,8% no 3º trimestre de 2009, ante o mesmo período de 2008. Limpeza ficou em 2º, com ascensão de 9,2%, e bebidas em 3º, com 6,2%.

Com um crescimento de 16,8% no volume de compras de bens não duráveis no 3º trimestre deste ano, as classes D e E foram as campeãs no consumo e com isso puxaram o crescimento geral do volume de compras em 9,7%, comparado ao mesmo período de 2008. Os dados foram divulgados ontem (21) pela consultoria LatinPanel.

A classe C registrou um aumento de 7,7% no volume médio de compras, enquanto as classes A e B aumentaram o consumo em 5,2%. O estudo ainda aponta que o gasto médio pelas famílias com as cestas de alimentos, bebidas, higiene pessoal e produtos de limpeza cresceu 10,7% no 3º trimestre de 2009, ante o mesmo período de 2008. As classes D e E também foram as responsáveis pela expansão nesta categoria, com 14,3% de aumento de gastos. O segundo maior crescimento se deu na classes A e B (9%). Seguida pela classe C (8,4%).

Alimentos tiveram o maior crescimento médio, de 13,8% no 3º trimestre de 2009, ante o mesmo período de 2008. Limpeza ficou em 2º, com ascensão de 9,2%, e bebidas em 3º, com 6,2%. A cesta de higiene e beleza cresceu, porém em menor patamar, com 3,1%.

As categorias que mais se destacaram em aumento de volume médio no terceiro trimestre de 2009 foram Pães (36%), Iogurte (10%), Desodorante, Água Sanitária e Leite Fermentado (8%), Margarina, Biscoito, Salgadinhos e Detergente em Pó (7%). Apenas três categorias tiveram menor consumo, impactadas principalmente pelo aumento do preço, são elas: Manteiga, Polpa+Purê e Absorvente higiênico.

O número de categorias presentes no carrinho de compras dos brasileiros também cresceu, saltando de 17 itens no 3º trimestre de 2008 para 22 no mesmo período deste ano. Destaque para a classe C, que saltou de 19 para 23, incluindo Iogurte, Cleaners, Salgadinhos e Massa Instantânea em seu dia-a-dia de consumo, e para a população de baixa renda (DE), que saltou de 15 produtos para 18, incluindo em sua cesta água sanitária, detergente líquido e massa instantânea. As classes A e B permaneceram estáveis.

A LatinPanel capta semanalmente os dados de consumo em 8,2 mil domicílios brasileiros. A amostra avalia a performance de mais de 70 categorias e representa 91% do potencial de consumo domiciliar do País.

As informações são do Portal Terra, adaptadas e resumidas pela Equipe AgriPoint.

Os comentários estão encerrados.