Novos tempos para a carne
11 de dezembro de 2008
Mercados Futuros – 12/12/08
15 de dezembro de 2008

Consumo de carne bovina cai levemente no Japão

O consumo de carne bovina no Japão caiu 2% em outubro com relação ao mesmo mês do ano anterior, para 69.234 toneladas (equivalente sem osso), de acordo com dados de oferta e demanda da Corporação de Indústrias de Agricultura e Pecuária do Japão (Agriculture & Livestock Industries Corporation of Japan - ALIC).

O consumo de carne bovina no Japão caiu 2% em outubro com relação ao mesmo mês do ano anterior, para 69.234 toneladas (equivalente sem osso), de acordo com dados de oferta e demanda da Corporação de Indústrias de Agricultura e Pecuária do Japão (Agriculture & Livestock Industries Corporation of Japan – ALIC).

O consumo de carne bovina importada chegou a 38.335 toneladas em outubro, somente 461 toneladas ou 1% a menos que no mesmo período do ano anterior. Considerando a queda significante no consumo durante setembro deste ano – queda de 26% com relação ao ano anterior, para 32.528 toneladas -, os dados de outubro indicam certa recuperação no consumo, possivelmente devido ao menor dólar australiano desde o meio de outubro e as subseqüentes reduções nos preços que ocorreram nos setores de atacado e varejo/foodservice.

Os estoques domésticos de carne bovina do Japão no final de outubro foram os maiores desde novembro de 2002, de 14,31 mil toneladas (38% a mais que em outubro do ano anterior). O consumo de carne bovina doméstica neste ano esteve relativamente firme. No entanto, a demanda não acompanhou a maior produção, resultando em um aumento significante nos estoques domésticos de carne bovina congelada, para 13.364 toneladas – 42% a mais que em outubro de 2007.

Os comentários estão encerrados.