Oferta de bois cresce, mas menos do que se esperava
26 de julho de 2016
Agronegócio deveria agir mais integrado, diz associação
26 de julho de 2016

Consumo de carne bovina cai no Brasil e fecha frigoríficos

O desemprego e a queda do poder aquisitivo da população derrubaram o consumo médio de carne bovina por habitante a um dos menores níveis da década: 32 kg/ano, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Dez anos atrás, o volume girava em torno de 40 kg/ano por habitante.

De acordo com a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), o cenário aponta para uma crise sem precedentes num setor que emprega mais de 1 milhão de pessoas no Brasil. Desde o começo de 2016, dezenas de frigoríficos fecharam as portas no país.  Para não fechar, algumas empresas estão fazendo readequações severas. Em Campo Mourão, na região Centro-Oeste do estado, os gerentes do frigorífico Orion & Magistral, Flávio Tagliari e Júlio Cesar Severino, contam que cancelaram todos os investimentos. Hora extra e desperdícios estão proibidos. O frigorífico também reduziu os dias de abate.

Na opinião do zootecnista Paulo Rossi Júnior, coordenador do Laboratório de Pesquisas em Bovinocultura (LapBov) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a crise econômica é uma realidade, mas é preciso que a cadeia inteira se organize para sair dela, principalmente o varejo.

Fonte: Gazeta do Povo, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.