Canadenses estão consumindo mais carne bovina que nunca
16 de setembro de 2003
Troca de pasto por plantio de soja eleva arroba do boi no PR
18 de setembro de 2003

Consumo de carne bovina continua aumentando no Japão

O consumo de carne bovina no Japão aumentou durante o mês de julho, com 86,398 mil toneladas sendo consumidas no país. O mês de julho é tradicionalmente um período forte para o consumo de carne bovina no país e em 2003 não houve uma exceção, com o consumo sendo somente 5% menor em relação aos níveis de antes do surgimento de encefalopatia espongiforme bovina (EEB), conhecida como doença da ‘vaca louca’, no país (julho de 2001).

O consumo de carne bovina doméstica foi forte, sendo 4% maior do que o consumo de antes da crise da EEB, com 30,943 mil toneladas sendo consumidas. Em contraste, o consumo de carne bovina importada foi 9% menor, com 55,455 mil toneladas sendo consumidas.

O consumo de carne bovina no Japão vem se recuperando gradualmente no último ano, apesar de ainda ter sido 12% menor nos primeiros sete meses do ano (até julho). O consumo de carne bovina importada continua influenciado por uma tendência de queda, caindo 17% neste ano, até julho, mas o consumo de carne bovina doméstica está quase totalmente recuperado, estando somente 2% mais baixo neste ano, até julho.

O consumo de carne suína e de frango foi beneficiado pela substituição da carne bovina desde que o primeiro caso de EEB foi descoberto no Japão, em setembro de 2001. Apesar de os consumidores estarem gradualmente se voltando à carne bovina, o consumo de carne de frango permaneceu 3% maior neste ano até julho, comparado com os níveis de antes da EEB, enquanto o consumo de carne suína foi 9% maior neste ano até julho.

Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.