Ração animal sobe 83,4% este ano
10 de dezembro de 2002
Expansão da agropecuária em 2003 dependerá do novo governo
12 de dezembro de 2002

Consumo de carne bovina está se recuperando na Europa

Com a crise gerada devido ao surgimento massivo de casos de encefalopatia espongiforme bovina (EEB), conhecida como doença da “vaca louca”, na União Européia (UE), o consumo de carne bovina caiu 12% em 1999. No entanto, em 2002, o consumo deste produto tem se recuperado, com um aumento de 9% com relação a 2001, segundo indica um informativo publicado pela Comissão Européia sobre as perspectivas dos mercados agrários entre 2002 e 2009. De acordo com este informe, a produção permanece em níveis relativamente baixos, enquanto os preços ao produtor estão relativamente altos.

Para os anos de 2002 e 2003, os especialistas da Comissão Européia esperam que a produção de carne bovina aumente, alcançando os 7,67 milhões de toneladas de carne em 2004. As principais razões deste aumento seriam a recuperação dos preços e o fim dos programas de destruição de animais. Posteriormente, a produção de bovinos alcançaria seu mínimo na campanha de 2005/06, reduzindo-se a 7,56 milhões de toneladas. Nesta campanha, terão sido implementadas algumas medidas adotadas na mini-reforma da Organização Comum de Mercado (OCM) de carne bovina aprovada em junho do ano passado, dirigidas a reduzir a produção. Para o ano de 2009, a produção voltaria a aumentar até 7,64 milhões de toneladas. Estas projeções estão baseadas na premissa de que a destruição de todos os animais britânicos de mais de 30 meses de idade se manterá até a primavera de 2004.

Com o efeito conjunto da menor produção e maior consumo, o balanço de carne bovina parece ser favorável. Os estoques sob intervenção governamental deverão ser eliminados em 2005. Além disso, a expectativa é de que não haja novas compras durante o período analisado. Além disso, a previsão é de que as exportações sejam capazes de absorver as evoluções da produção.

Fonte: Agrodigital, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.