Fechamento 11:50 – 30/10/01
30 de outubro de 2001
Aumento no preço das vacinas contra aftosa
1 de novembro de 2001

Consumo de carne em baixa na União Européia

Segundo o comissário da Agricultura da União Européia (UE), Franz Fischler, o mercado de carne bovina na Europa está se restabelecendo lentamente, mas continua a crise envolvendo os focos de aftosa e casos de doença da “vaca louca”. O comissário afirma que isto irá representar, em 2001, uma redução de 10% no consumo, em relação ao ano passado.

Em Luxemburgo, Fischler apresentou diante de 15 ministros da Agricultura dos países integrantes da UE, as últimas estatísticas envolvendo o consumo de carne naquele continente. Segundo o relatório apresentado pela Comissão Européia, o consumo, hoje, é 5,68 % inferior ao mesmo período do ano passado. O consumo, que caiu drasticamente no início da crise, apresentou progressiva melhora. De acordo com as previsões de especialistas da Comissão Européia, a queda não deve ultrapassar o valor de 10 % em relação ao ano anterior.

Segundo os países participantes do encontro em Luxemburgo, a redução no consumo é bastante variável. A Suécia e Portugal apresentaram uma queda de 3 %, enquanto que Bélgica e Luxemburgo apresentaram uma queda de 5 %. O consumo na Irlanda e na França sofreu uma redução de 7 % e as maiores quedas ocorreram na Grécia, Espanha e Alemanha, com valores em torno de 10 %.

Na Áustria e Holanda o consumo se mantém igual ao ano anterior e na Inglaterra, país que vem sofrendo problemas com a doença da “vaca louca” desde o início dos anos 90, houve um aumento de 3 % no consumo de carne bovina.

A comissão informou que 755 mil toneladas de carne foram eliminadas do mercado, desde o início da crise, pelas diferentes autoridades governamentais dos países europeus. O destaque hoje seria o otimismo presente na Inglaterra, uma vez que já faz mais de 30 dias que nenhum caso de aftosa é registrado.

Fonte: AFP e Agroenlinea.com, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.