O presidente global JBS, Wesley Batista, afirmou que a companhia continuará buscando alternativas para a reorganização após a recusa do BNDES em relação à mudança societária que transferiria cerca de 80% dos seus ativos para a JBS Foods International, que teria sede na Irlanda, domicílio fiscal no Reino Unido e ações listadas na bolsa de Nova York.
Segundo o empresário, a plataforma que foi construída nos últimos anos, com operação expressiva no mercado americano e brasileiro, traz outras alternativas para a reestruturação. Ele não informou sobre os próximos movimentos da companhia, mas admitiu que o IPO da JBS Foods (Seara) e da JBS nos Estados Unidos fazem parte do rol de alternativas.
A BNDESPar, braço de participações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), vetou a proposta de reorganização societária da JBS por entender que esse “não é o melhor caminho”, afirmou Batista. De acordo com ele, o banco também não fez sugestões de modelos alternativos à reorganização proposta.
“Não vou especular os motivos específicos”, afirmou o executivo. Segundo ele, a decisão do BNDES foi “desapontadora”, mas a empresa vai respeitá- la.“O banco chegou a conclusão e vamos respeitar. Opiniões e análises às vezes divergem”, disse.
Fonte: Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.