Agenciarural faz mega-operação para combater clandestinidade
12 de novembro de 2002
1o Leilão CV do Mato Grosso do Sul – Bataguassu
12 de novembro de 2002

Contrato futuro de bezerro

Por Fabiana Salgueiro Perobelli

Em 25 de outubro de 2002, teve início a negociação do Contrato Futuro de Bezerro. Esse produto é lançado no momento em que a cadeia da bovinocultura de corte se encontra em estágio de fortalecimento e em que se realiza esforço coordenado para promover e obter o reconhecimento mundial quanto à qualidade da carne brasileira.

O Brasil vem registrando importantes volumes de exportação de carne bovina e, para 2002, a expectativa é que as exportações atinjam US$1,1 bilhão. Desse modo, a pecuária contribui de forma significativa para a sustentabilidade da balança comercial, colocando-se mais uma vez como instrumento relevante para o desenvolvimento da economia brasileira.

A BM&F, como parte da cadeia pecuária, está atendendo à demanda do mercado ao lançar o Contrato Futuro de Bezerro, que possibilitará ao pecuarista administrar com eficiência a relação de troca entre boi gordo e bezerro. Como pode ser observado no Gráfico 1, essa relação apresenta variações significativas ao longo do ano.

O gráfico mostra quantos bezerros podem ser adquiridos no Mato Grosso do Sul a partir da venda de um boi gordo em São Paulo. Em 2000, a relação era favorável ao confinador, que adquiria em torno de 2,7 bezerros com a venda de um boi gordo. Já em maio de 2002, chegou próxima a 1,9 bezerro, dificultando o giro da atividade de recria. Assim, o contrato de bezerro permitirá melhor administração dessa relação de troca, possibilitando ao confinador fixar o preço de venda do boi gordo e o de aquisição do bezerro.

Para os criadores, o contrato significará a possibilidade de fixar preços de venda remuneradores a sua atividade. Para aqueles que utilizam o sistema de produção integrado, isto é, fazem a cria e a recria, os contratos de boi gordo e bezerro serão sinalizadores de qual atividade está melhor remunerando: a cria ou a engorda. A partir disso, os agentes poderão planejar de forma eficiente sua atividade e fixar antecipadamente sua rentabilidade.

O Contrato Futuro de Bezerro terá como referência de preços o estado do Mato Grosso do Sul, responsável por 15% do rebanho nacional. No Gráfico 2, verifica-se o comportamento dos preços do Indicador Esalq/BM&F do Bezerro, referência Mato Grosso do Sul, que será a base para a liquidação do contrato futuro. Mais uma vez, a BM&F disponibiliza à cadeia pecuária os instrumentos para a completa administração dos riscos de preços.

Gráficos

Evolução da relação de troca entre o Indicador de Preço Disponível do Boi Gordo Esalq/BM&F em São Paulo e o Indicador de Preço Disponível do Bezerro no Mato Grosso de Sul

Comportamento do Indicador de Preço Disponível do Bezerro Esalq/BM&F Estado de Mato Grosso de Sul

Contrato Futuro de Bezerro – Resumo das especificações

Objeto de negociação
Bezerro desmamado macho, nelore ou anelorado, com peso mínimo de 170 quilos.

Cotação
Reais por unidade, com duas casas decimais.

Variação mínima de apregoação
R$0,01 (um centavo de real) por arroba líquida.

Oscilação máxima diária
O limite de oscilação será fixado pela BM&F, via ofício circular.

Unidade de negociação
33 animais.

Meses de vencimento
Fevereiro, março, abril, maio, junho, julho, agosto, setembro e outubro.

Período de apresentação do aviso de intenção de entrega
Do 5o dia útil anterior à data de vencimento e o dia útil anterior à data de vencimento.

Data de vencimento e último dia de negociação
Último dia útil do mês do vencimento.

Liquidação no vencimento
As posições que não forem encerradas até o último dia de negociação poderão ser liquidadas, alternativamente, de duas formas: por índice de preços ou por entrega. A liquidação por índice de preços é realizada pela média dos últimos cinco dias do Indicador de Preço Disponível do Bezerro Esalq/BM&F. A liquidação por entrega só poderá ocorrer de comum acordo entre vendedor e comprador.

Comments are closed.