BM&F: boi para outubro fecha em R$ 59,95/@
28 de julho de 2006
SP: governo planeja mudanças em decreto de reserva legal
1 de agosto de 2006

Controle Parasitário – conteúdo completo da 1a conferência online

Como dicas práticas, seguem duas resposta de perguntas realizadas durante a primeira conferência online do curso online de Controle Parasitário de Ovinos e Caprinos.

Essa conferência contou com a participação do instrutor do curso Dr. Marcelo Molento, da convidada especial Profa. Dra. Aurora Gouveia e do pesquisador M.Sc. Fernando Borges.

Como reverter a resistência se a cada dia a mídia anuncia novos super vermifugos?

Esses “novos” super vermífugos são medidas paleativas, que não representam uma ferramenta segura no controle de parasitos.

Acredito que o foco principal deva ser em retardar a resitência e não tentar revertê-la. Este processo é um pouco complexo. Acredito que poderemos falar mais sobre reversão na próxima conferencia.

A própia refugia pode ser utilizada para isso. Estamos testando algumas drogas que apresentam este efeito. Mas estamos nas etapas iniciais.

Minha intenção é a manutenção de um rebanho em estado semi-infectado. Qual seria sua sugestão?

O OPG DE ROTINA tem de ser uma pratica implementada como de BASE no criatório. Da mesma forma, é imprescindível a existência de um centro de manejo/tronco de contenção no caso da atividade corte, onde o numero de animais a se trabalhar individualmente é grande.

Já pensou ficar colhendo fezes ou inspecionando animais para o Famacha (tema de modulo futuro deste curso) tendo que agarrar cada animal para conter? Em resumo, os criadores precisam buscar caminhos que viabilizem o uso sistemático do OPG nas criações.

Não existe uma fórmula milagrosa sem este (e outros) acompanhamento. Como dito, é sim dar tiro no pé, e estimular a resistência..

Para ler o conteúdo da conferência na íntegra, clique aqui. Você verá temas relacionados aos seguintes tópico:

  • refugia,
  • sistema integrado de controle parasitário,
  • resistência parasitária,
  • realização de OPG e coprocultura,
  • manejo de caprinos em pasto úmido x verminose,
  • expectativas entre caprinos de corte x bovinos de corte

Os comentários estão encerrados.