Os governos de Santa Catarina e da Galícia, na Espanha, assinaram ontem (04), em Painel, município da região serrana catarinense, convênio para melhorar a qualidade da carne bovina.
O projeto prevê a utilização da raça espanhola Rubia Gallega para o cruzamento com as raças bovinas existentes em Santa Catarina. “Vamos produzir mais carne, com selo de qualidade e em menos tempo”, destacou o secretário de Estado de Agricultura, Moacir Sopelsa.
Na Espanha, os bezerros estão prontos para o abate em menos de 15 meses, enquanto, no Brasil, um novilho de 24 meses ainda é considerado precoce.
A carne produzida receberá um selo de qualidade com Indicação Geográfica Protegida (IGP). Dessa maneira, o governo catarinense pretende organizar toda a cadeia produtiva de carne, agregando renda às propriedades rurais e frigoríficos, e também acompanhar o processo até que o produto certificado chegue ao consumidor. A carne da raça Rubia Gallega é reconhecida na Europa com a marca Ternera Gallega.
Inicialmente, 300 produtores de 18 municípios das regiões de São Joaquim e Lages serão beneficiados. O produtor Salvador de Liz, de Painel, foi o primeiro. “É uma novidade para todos nós, mas não tenho dúvidas de que se trata de um excelente projeto”, declarou.
Fonte: Diário Catarinense (por Marcelo Becker), adaptado por Equipe BeefPoint