Cool Hunting e a cadeia da carne bovina - Flávio Saldanha
Flávio Saldanha, publicitário, com MBA em Marketing pela FGV e Inovação pela Babson College. Atua no mercado de alimentos, especificamente carne bovina, desde o início dos anos 90 atuando em empresas como Bordon, Swift-Armour e JBS-Friboi, BRF. Atuou em sua carreira desenvolvendo marcas, produtos e serviços para Swift, Bordon, Swift Premium, Maturatta, Organic Beef, dentre outras.
Flávio trabalha agora em seu novo empreendimento a FS67, uma das primeiras empresas de Hunting e suporte a negócios voltado especificamente ao negócio de carnes, plataformas e eventos de gastronomia. Em breve publicaremos uma entrevista em vídeo aqui no BeefPoint com Flávio para contar sobre sua experiência intensa com o marketing da carne brasileira.
Confira explicação de Flávio sobre o que é Cool Hunting, e como pode ser aplicado à carne bovina.
Cool Hunting é um termo que surgiu nos anos 90 refere a uma nova geração de profissionais de marketing, chamados coolhunters. Uma prática que consiste em fazer observações e previsões de mudanças de tendências culturais novas ou já existentes. A palavra deriva da estética do “cool”, ou seja, uma caça por coisas legais.
São profissionais que analisam as novas tendências, fazem uma análise emocional e antecipa as tendências de consumo, ou seja o que já é moda em outros países e o que pode virar moda aqui, e também uma análise racional, pois tem algo que é legal na China mas no Brasil não serviria, por exemplo. Ou seria muito caro, etc. O que é consumido em outros países e pode ser consumido aqui.
O dever do Cool Hunting é “casar” a parte emocional com a viabilidade econômica do produto no país e com a realidade da empresa.
Deve sempre analisar a viabilidade economica, o retorno, a durabilidade do produto e se o payback é sustentável.
É preciso ter consciência que a inovação ajuda a empresa a atingir aquela meta, ou seja é o caminho.
No mercado da carne bovina devemos identificar as tendências de produção de cada país desde o campo até o varejo. Analisar o food service, a forma de comercialização, empórios, restaurantes, embalagens, cardápios, etc.
No Brasil essa prática é pouco difundida, muitas vezes pela falta de conhecimento dos consumidores, produtores e donos de lojas de carne ou açougues.
Conheça um dos projetos que Flavio Saldanha está envolvido: Cortés é o novo restaurante da Rede Ráscal.