Cool Hunting e a cadeia da carne bovina – Flávio Saldanha

Cool Hunting e a cadeia da carne bovina - Flávio Saldanha

Flávio Saldanha, publicitário, com MBA em Marketing pela FGV e Inovação pela Babson College. Atua no mercado de alimentos, especificamente carne bovina, desde o início dos anos 90 atuando em empresas como Bordon, Swift-Armour e JBS-Friboi, BRF. Atuou em sua carreira desenvolvendo marcas, produtos e serviços para Swift, Bordon, Swift Premium, Maturatta, Organic Beef, dentre outras.

Flávio trabalha agora em seu novo empreendimento a FS67, uma das primeiras empresas de Hunting e suporte a negócios voltado especificamente ao negócio de carnes, plataformas e eventos de gastronomia. Em breve publicaremos uma entrevista em vídeo aqui no BeefPoint com Flávio para contar sobre sua experiência intensa com o marketing da carne brasileira.

Confira explicação de Flávio sobre o que é Cool Hunting, e como pode ser aplicado à carne bovina.

Cool Hunting é um termo que surgiu nos anos 90 refere a uma nova geração de profissionais de marketing, chamados coolhunters. Uma prática que consiste em fazer observações e previsões de mudanças de tendências culturais novas ou já existentes. A palavra deriva da estética do “cool”, ou seja, uma caça por coisas legais.

São profissionais que analisam as novas tendências, fazem uma análise emocional e antecipa as tendências de consumo, ou seja o que já é moda em outros países e o que pode virar moda aqui, e também uma análise racional, pois tem algo que é legal na China mas no Brasil não serviria, por exemplo. Ou seria muito caro, etc. O que é consumido em outros países e pode ser consumido aqui.

O dever do Cool Hunting é “casar” a parte emocional com a viabilidade econômica do produto no país e com a realidade da empresa.

Deve sempre analisar a viabilidade economica,  o retorno, a durabilidade do produto e se  o payback é sustentável.

É preciso ter consciência que a inovação ajuda a empresa a atingir aquela meta, ou seja é o caminho.

No mercado da carne bovina devemos identificar as tendências de produção de cada país desde o campo até o varejo. Analisar o food service,  a forma de comercialização, empórios, restaurantes, embalagens, cardápios, etc.

No Brasil essa prática é pouco difundida, muitas vezes pela falta de conhecimento dos consumidores, produtores e donos de lojas de carne ou açougues.

Conheça um dos projetos que Flavio Saldanha está envolvido: Cortés é o novo restaurante da Rede Ráscal.

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