Perigo constante para o rebanho e prejuízo certo para o pecuarista. É dessa forma que as clostridioses devem ser encaradas. Conhecidas popularmente como “manqueira”, “morte súbita”, “mal de ano”, “carbúnculo” entre outras, as clostridioses causam grandes perdas econômicas, muitas vezes decorrentes de “surtos” no rebanho.
São infecções e intoxicações causadas por bactérias anaeróbias do gênero Clostridium chamadas clostridioses e são altamente letais. Por terem a habilidade de se manter viáveis no meio ambiente na forma de “esporo” são potencialmente infectantes no solo por longos períodos, representando um risco significativo para a população animal e humana. Muitos microrganismos deste grupo podem estar normalmente presentes no trato intestinal destas espécies.
O controle e a profilaxia devem basear-se em medidas adequadas de manejo e vacinações sistemáticas de todo o rebanho, já que os animais estão em permanente contato com os agentes e com os fatores que poderão desencadear as enfermidades. Justamente por isso que a prevenção é tão importante. A Coopers Saúde Animal está disponibilizando ao produtor brasileiro o que há de mais eficaz e moderno no combate às clostridioses: Vision 7.
“A única garantia que o produtor pode ter sobre a sanidade de seus animais é a utilização de um programa de vacinação preventivo. A Vision 7 pode ser aplicada em todas as categorias de animais com toda a segurança, dentro de um programa de vacinação”, esclarece Lineu Padovese, gerente de mercado da companhia.
A vacina Vision 7 traz algumas novidades para o mercado brasileiro. A principal é o SPUR, adjuvante exclusivo que substitui os adjuvantes atuais, como por exemplo, o hidróxido de alumínio com muitas vantagens, tais como, menor dosagem (2 ml) em relação às vacinas atuais de 5 ml, melhor homogeneidade da vacina, melhor resposta imunológica, menor ocorrência de reações vacinais indesejáveis, como as cicatrizes no local da injeção, reduzindo as perdas de tecido no abate.
A outra novidade fica por conta do APS (Antigen Purge System), um avançado processo de produção que garante altos níveis de pureza na adição de antígenos ao adjuvante SPUR, e envolve três etapas importantes, concentração de antígenos, agrupamento e padronização de cada antígeno e nova tecnologia de filtragem que reduz a dose sem diminuir a concentração de antígenos.
Devido a estas características, Vision 7 se tornou líder no mercado americano de vacinas contra clostridiose “Analisando as tendências do mercado, Vision 7 vem ao encontro da necessidade de se produzir carne levando em consideração o bem estar animal. A vacina representa uma evolução em eficácia e segurança sobre a atual geração de vacinas clostridiais”, finaliza Padovese.
As informações são da assessoria de imprensa.
Para saber mais sobre as clostridioses e a Vision 7 entre em contato pelo box abaixo: