Objetivo da reunião foi enfatizar investimento em tecnologia unindo empresa, Fapesp e universidades
Em reunião realizada sexta-feira (10) com o ministro da Agricultura Roberto Rodrigues na Esalq/USP, em Piracicaba, SP, o coordenador do Núcleo Biocema do Departamento de Zootecnia da Esalq, Luiz Lehmann Coutinho, apresentou-lhe o Projeto Genoma Boi Academia x Empresa.
A ênfase do encontro foi a visão empresarial de investir em tecnologia de ponta de forma participativa junto à Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e universidades – Esalq/USP e Unesp -. A empresa envolvida na pesquisa é a Central Bela Vista Genética Bovina.
O projeto, de acordo com Coutinho, tem caminhado bem. “Todas as bibliotecas já estão prontas e estamos iniciando o seqüenciamento no grupo da Fapesp”, declarou, prevendo mais quatro meses para o encerramento dessa fase.
Quando tiver a seqüência pronta, os envolvidos no projeto começarão a compará-la com os dados existentes para identificar possíveis gens de interesse. “É no experimento funcional que selecionaremos os genes”, explicou o coordenador do Biocema, dizendo que nas bibliotecas há genes de tecido muscular, adiposo, entre outros. “Procuraremos, por exemplo, genes para marmoreio e maciez de carne, mas antes precisamos ter todos em mãos”, continuou.
Para Coutinho, a seleção genética tem ótimas perspectivas: “A participação do Brasil no mercado mundial de carnes é enorme e o país tem uma capacidade excelente, um potencial produtivo muito grande. Para ganhar em competitividade, no entanto, é preciso incorporar novas tecnologias”.
Fonte: Mirna Tonus, da Equipe BeefPoint