ANUGA 2003 recebe expositores brasileiros
10 de outubro de 2003
Sobrevivência no Fluído Ruminal de Bactérias Láticas de Inoculantes de Silagem
14 de outubro de 2003

Coordenador do Biocema apresentou projeto a Roberto Rodrigues

Objetivo da reunião foi enfatizar investimento em tecnologia unindo empresa, Fapesp e universidades

Em reunião realizada sexta-feira (10) com o ministro da Agricultura Roberto Rodrigues na Esalq/USP, em Piracicaba, SP, o coordenador do Núcleo Biocema do Departamento de Zootecnia da Esalq, Luiz Lehmann Coutinho, apresentou-lhe o Projeto Genoma Boi Academia x Empresa.

A ênfase do encontro foi a visão empresarial de investir em tecnologia de ponta de forma participativa junto à Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e universidades – Esalq/USP e Unesp -. A empresa envolvida na pesquisa é a Central Bela Vista Genética Bovina.

O projeto, de acordo com Coutinho, tem caminhado bem. “Todas as bibliotecas já estão prontas e estamos iniciando o seqüenciamento no grupo da Fapesp”, declarou, prevendo mais quatro meses para o encerramento dessa fase.

Quando tiver a seqüência pronta, os envolvidos no projeto começarão a compará-la com os dados existentes para identificar possíveis gens de interesse. “É no experimento funcional que selecionaremos os genes”, explicou o coordenador do Biocema, dizendo que nas bibliotecas há genes de tecido muscular, adiposo, entre outros. “Procuraremos, por exemplo, genes para marmoreio e maciez de carne, mas antes precisamos ter todos em mãos”, continuou.

Para Coutinho, a seleção genética tem ótimas perspectivas: “A participação do Brasil no mercado mundial de carnes é enorme e o país tem uma capacidade excelente, um potencial produtivo muito grande. Para ganhar em competitividade, no entanto, é preciso incorporar novas tecnologias”.

Fonte: Mirna Tonus, da Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.