Coreanos protestam contra carne dos EUA

Produtores e consumidores descontentes da Coréia fizeram tumulto nos supermercados Lotte Mart em Seul em protesto contra a decisão da gigante varejista de começar a vender carne bovina dos Estados Unidos novamente. A Lotte Mart estava planejando vender carne bovina dos EUA em todas as 53 lojas que tem na Coréia, mas as vendas foram impedidas pelos manifestantes em seis lojas. O movimento veio à medida que cresceu a confiança de que as restrições às importações de carne bovina dos EUA relacionadas à Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) seriam retiradas pela Coréia antes do final do mês.

Produtores e consumidores descontentes da Coréia fizeram tumulto nos supermercados Lotte Mart em Seul em protesto contra a decisão da gigante varejista de começar a vender carne bovina dos Estados Unidos novamente. A Lotte Mart estava planejando vender carne bovina dos EUA em todas as 53 lojas que tem na Coréia, mas as vendas foram impedidas pelos manifestantes em seis lojas.

De acordo com o site FarmOnline, o movimento veio à medida que cresceu a confiança de que as restrições às importações de carne bovina dos EUA relacionadas à Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) seriam retiradas pela Coréia antes do final do mês.

O Ministério da Agricultura coreano terminou suas inspeções sanitárias nas plantas dos EUA para avaliar os riscos de EEB na carne bovina importada. As inspeções decidirão se o Governo da Coréia expandirá as importações de carne bovina norte-americana e o Ministério disse que a decisão será tomada dentro de um mês.

No entanto, a indústria dos EUA está claramente confiante de que as restrições serão removidas, lançando uma nova campanha promocional em Seul com o slogan: “Carne bovina dos EUA, é a melhor”.

Por outro lado, a American Farm Bureau Federation (AFBF) mostrou forte apoio ao acordo de livre comércio entre EUA e Coréia que, se sancionado pelo Congresso, dará à carne bovina dos EUA uma forte vantagem de preço com relação ao produto australiano. A AFBF está pressionando para que a Coréia reabra o mercado à carne bovina dos EUA sem restrições antes do fechamento do acordo de livre comércio.

Os comentários estão encerrados.

Mercados Futuros – 20/07/07
20 de julho de 2007
Vaca gorda: mercado firme com alta em 12 praças
24 de julho de 2007