Mercado Físico da Vaca – 31/05/10
31 de maio de 2010
Mercados Futuros – 01/06/10
2 de junho de 2010

Coreanos retomam gosto pela carne bovina dos EUA

As manifestações contra a carne bovina dos Estados Unidos feitas na Coreia do Sul em 2008 parecem ser coisa do passado. Novos dados revelam que as importações de carne norte-americana pelo país aumentaram nos últimos meses.

As manifestações contra a carne bovina dos Estados Unidos feitas na Coreia do Sul em 2008 parecem ser coisa do passado. Novos dados revelam que as importações de carne norte-americana pelo país aumentaram nos últimos meses.

As importações de carne bovina dos Estados Unidos pela Coreia do Sul totalizaram 24.513 toneladas, com 30,4% do total das importações nos primeiros quatro meses desse ano, mais que as 16.886 toneladas ou 24,4% do total das importações no ano passado, de acordo com a Federação de Exportações de Carnes dos EUA (U.S. Meat Export Federation – USMEF).

“A imagem da carne bovina dos Estados Unidos tem melhorado à medida que os consumidores começaram a perceber a carne bovina norte-americana com preços razoáveis e que é de alta qualidade e também saborosa”, disse a Federação.

As importações de carne bovina dos Estados Unidos foram alvo de violentas demonstrações e tumulto em 2008 devido ao medo do público pela possibilidade de transmissão de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), ou doença da “vaca louca” pela carne.

A USMEF disse que as maiores importações pela Coreia demonstram que a demanda dos consumidores está crescendo, embora seja necessário ter cautela sobre o impacto do acordo de livre comércio que está pendente entre os dois países no futuro das importações de carne bovina, uma vez que a maioria das questões sensíveis está relacionada à agricultura e indústria de automóveis.

Com uma melhora gradual dos volumes de importação, a Federação está planejando aumentar as atividades de marketing participando em várias exposições de alimentos na Coreia. De 12 a 15 de maio, a Federação participou da Exposição da Indústria Alimentícia Internacional em Seul, ocorrida no Centro Internacional de Exposições da Coreia, em Gyeonggi. De acordo com a Federação muitos consumidores coreanos visitaram seus stands e mostraram interesse na carne bovina dos Estados Unidos. A Federação também planeja participar de uma exposição de alimentos em Busan, no próximo mês.

O aumento das importações de carne bovina dos Estados Unidos tem tomado parte do mercado da carne da Austrália e Nova Zelândia. A carne bovina da Austrália foi responsável por 57,2% das importações totais nos primeiros quatro meses do ano passado, mas caiu para 52% nesse ano. A participação da Nova Zelândia caiu de 17,3% para 16,4% no mesmo período.

“Existe uma falta de oferta de carne bovina de alta qualidade da Austrália na Coreia”, disse um oficial da indústria hoteleira do país, notando que mais de 95% da carne bovina usada nos principais hotéis de Seul são da Austrália. “Os hotéis deverão gradualmente buscar carne de boa qualidade dos Estados Unidos”.

A reportagem é do JoongAngDaily, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Estamos realizando a 8º edição da Pesquisa Top 50 BeefPoint de Confinamentos. Clique aqui para indicar confinamentos e concorra a DVDs com palestras dos eventos do BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.