A febre aftosa se disseminou para o leste das montanhas de Taebaek, na Província de Gangwon, na Coreia do Sul, e foi registrada em uma fazenda de bovinos na cidade de Gangneung, próxima à Costa Leste. Duas das 59 vacas da fazenda apresentaram resultado positivo para a doença. O Governo da Província de Gangwon disse que está tentando proteger a última região livre da doença no país, a Costa Leste, fechando algumas rodovias e cancelando eventos.
A febre aftosa se disseminou para o leste das montanhas de Taebaek, na Província de Gangwon, na Coreia do Sul, e foi registrada em uma fazenda de bovinos na cidade de Gangneung, próxima à Costa Leste. Duas das 59 vacas da fazenda apresentaram resultado positivo para a doença, que é altamente contagiosa.
O Governo da Província de Gangwon disse que está tentando proteger a última região livre da doença no país, a Costa Leste, fechando algumas rodovias e cancelando eventos. A Província de Gangwon tem seis regiões famosas pela carne bovina coreana e a Costa Leste foi a última a ser infectada.
A Costa Leste da Coreia do Sul é famosa por sua marca de carne bovina Hanwooryeong, que significa “carne bovina coreana de vacas criadas nas montanhas”. Seis cidades produzem a marca, que foi classificada como carne livre de antibióticos em abril de 2009.
“Nos sentimos frustrados pelo fato de a febre aftosa ter invadido até mesmo onde nos esforçamos para bloquear a doença para manter a imagem de livre do vírus da Costa Leste”, disse um oficial do Governo de Gangneung. “Nós lutaremos contra a doença com todas as nossas forças, reforçando as medidas de quarentena para evitar mais disseminação”.
Depois do foco em Gangneung, outras cidades próximas à costa, como Goseong e Yangyang ficaram alarmadas. A cidade de Hoengseong começou a vacinar contra a febre aftosa na sexta-feira passada e as injeções serão conduzidas nas fazendas dentro de um raio de 10 quilômetros da cidade. Até agora, dados oficiais mostram que foram concluídas vacinações de 4.400 bovinos com a ajuda de 132 oficiais de quarentena.
“Nas seis cidades conhecidas pela carne bovina coreana, somente Hoengseong está vacinando os animais e as outras cinco cidades, incluindo Gangneung, estão considerando tomar essa medida também”, disse um oficial do Governo da Província de Gangwon.
Até o início dessa semana, 15 fazendas de bovinos em nove cidades e regiões na Província de Gangwon reportaram casos positivos para febre aftosa desde que uma fazenda de bovinos na cidade de Yanggu, próxima à fronteira com a Coreia do Norte, reportou um caso em primeiro de dezembro. O Governo da Província está, agora, administrando 245 postos de controle temporários. De acordo com dados oficiais, 13.730 animais em 132 fazendas na Província foram abatidos.
A reportagem é do JoongAng Daily, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.