EUA: Dunkin Donuts lança sanduíche com carne bovina
10 de janeiro de 2005
UE poderá retirar restrições às importações do norte da Argentina
12 de janeiro de 2005

Coréia do Sul poderá adiar planos para reabertura de seu mercado à carne bovina do Canadá

A Coréia do Sul disse que a descoberta do segundo caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida como doença da ‘vaca louca’, no Canadá, poderá adiar a retomada das importações de carne bovina deste país, segundo informou o Bloomberg News.

A Coréia do Sul proibiu as importações de carne bovina do Canadá e dos EUA após a descoberta de casos de EEB. A Coréia do Sul consumiu 443 mil toneladas de carne bovina em 2003, o quarto maior mercado na Ásia, depois de China, Índia e Japão, de acordo com o Serviço Agrícola Externo (Foreign Agriculture Service – FAS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

“Nós proibimos as importações de carne bovina canadense desde maio de 2003; a retomada das importações do Canadá poderá ser adiada ainda mais”, disse o veterinário do Ministério da Agricultura e Silvicultura da Coréia do Sul, Kim Kyu.

No ano passado, os representantes comerciais coreanos e canadenses fizeram negociações objetivando a retirada da barreira. A Coréia queria garantias de que a carne bovina canadense é segura.

Nesta semana, o Canadá informou o registro de uma vaca leiteira de oito anos de idade infectada com EEB, após a realização de testes de dezembro; Os EUA disseram que continuarão com os planos de retomar as importações de bovinos do Canadá porque as inspeções nos rebanhos evitam que os animais infectados entrem na cadeia de alimentos. A China e o Japão também impuseram barreiras às importações de carne bovina da América do Norte.

Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe MilkPoint

Os comentários estão encerrados.