A Coreia do Sul recuperou seu status na quarta-feira como país livre de febre aftosa e também foi declarada como livre de outras doenças animais, de acordo com o Ministério da Agricultura do país. A Coreia do Sul não registrava nenhum foco de aftosa desde 2011.
Na 82ª reunião geral da Organização Mundial para Saúde Animal (OIE) em Paris, a Coreia do Sul foi declarada com livre de três outras doenças animais, incluindo encefalopatia espongiforme bovina (EEB), mais conhecida como doença da “vaca louca”.
“A decisão da OIE é resultado de nossos esforços que preveniram com sucesso a recorrência da febre aftosa desde 2011”, disse o vice-ministro, Lee Joon-won. “Esperamos que o status recém recuperado do país como livre de febre aftosa ajude a impulsionar o consumo doméstico de produtos pecuários. Também esperamos que ajude a aumentar as exportações do país, especialmente a países do sudeste da Ásia”.
A Coreia do Sul exportou US$ 41 milhões em produtos de carne, incluindo frango, em 2013. Entretanto, o país costumava exportar centenas de milhões de dólares somente em produtos suínos em meados da década de noventa, de acordo com Lee. “Agora que o país retomou o status de nação livre de febre aftosa, podemos dizer que ganhamos um impulso para expandir ativamente as exportações de produtos de carne”.
O país foi classificado como de risco desprezível para EEB, o nível mais alto de segurança para a doença. Não houve nenhum caso confirmado de EEB na Coreia do Sul, mas a OIE classificou o país como de risco controlado em 2010, principalmente devido às sua regulamentação que requer um período mínimo de pesquisa de oito anos, disse o ministro.
Fonte: thecattlesite.com., traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.