Mercado Físico do Boi – 17/01/11
17 de janeiro de 2011
Mercados Futuros – 18/01/11
19 de janeiro de 2011

Coreia do Sul vacinará todos os animais contra aftosa

A Coreia do Sul decidiu vacinar todos os animais do país à medida que a febre aftosa se espalha, apesar das outras medidas de quarentena tomadas, informou a agência de notícias Yonhap. "O uso de vacinas em áreas que não tiveram registro de casos de febre aftosa foi autorizado como o objetivo de controlar a doença e limitar o número de animais que precisam ser abatidos", disse o Ministério de Alimentos, Agricultura, Silvicultura e Pesca (MIFAFF). Estão sendo feitos esforços para adquirir mais vacinas e para administrá-las o mais rápido possível no rebanho, disse o Governo.

A Coreia do Sul decidiu vacinar todos os animais do país à medida que a febre aftosa se espalha, apesar das outras medidas de quarentena tomadas, informou a agência de notícias Yonhap.

“O uso de vacinas em áreas que não tiveram registro de casos de febre aftosa foi autorizado como o objetivo de controlar a doença e limitar o número de animais que precisam ser abatidos”, disse o Ministério de Alimentos, Agricultura, Silvicultura e Pesca (MIFAFF). Estão sendo feitos esforços para adquirir mais vacinas e para administrá-las o mais rápido possível no rebanho, disse o Governo.

O país originalmente não usava vacinas por que isso poderia atrasar a retomada do status de livre de febre aftosa pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). O Governo disse que planeja importar 11 milhões de doses de vacinas da Grã-Bretanha, mas serão necessárias mais doses para suprir a demanda. Existem 3,4 milhões de cabeças de gado e cerca de 10 milhões de suínos no país, além de um grande número de caprinos e cervos que são susceptíveis à doença.

O MIFAFF disse que ordenou o abate de 1,41 milhão de animais no país desde que o primeiro caso de aftosa foi confirmado, em 29 de novembro, e 2,12 milhões de animais foram identificados por obter vacinas. Além disso, o Governo disse que o escritório do Ministério assumirá os custos diretos das medidas de quarentena e descontaminação e coordenará um trabalho de descontaminação entre os governos central e regionais.

A Coreia do Sul nas últimas semanas aumentou seu nível de alerta de quarentena para “vermelho”, o maior em uma escala de quatro, e fechou todos os 85 mercados pecuários do país. A causa exata do último foco de aftosa não foi determinada, apesar de que, com a maioria dos países da Ásia tendo focos regulares da doença, essa deve ter sido trazida por pessoas sul-coreanas ou estrangeiros.

O comitê parlamentar sul-coreano endossou uma emenda para a lei de prevenção de doenças animais que tornaria mais rígidas a quarentena nas fronteiras do país para viajantes retornando de países com febre aftosa ou outras epidemias animais.

A reportagem é do MeatingPlace.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.