Os estabelecimentos varejistas da Coréia estão implementando sistemas de rastreabilidade da carne. Estes sistemas permitem que os consumidores coreanos confirmem uma série de detalhes referentes à criação, abate e processamento dos animais que deram origem à carne que eles estão comprando nos supermercados.
Neste contexto, as lojas de departamento Hyundai introduziram neste mês carne bovina australiana orgânica que tem um suporte completo do sistema de rastreabilidade. O preço do produto é em torno de 10% maior do que das outras carnes bovinas resfriadas da Austrália, mas ainda 20% menor do que a carne bovina Hanwoo (de bovinos nativos da Coréia). Os preços do contrafilé estão em 6300 won (US$ 5,40) por 100 gramas e de filé mignon em 7200 won (US$ 6,17) por 100 gramas. A Hyundai tem planos de estender o sistema de rastreabilidade à carne Hanwoo, de frango e de suínos no futuro.
A loja de departamento Lotte também confirmou que, a partir deste mês, começará a vender carne bovina importada da Tasmânia também com sistema de rastreabilidade. Este sistema capacita os consumidores a confirmarem detalhes da carne que compram via internet, como o alimento usado nos animais, a fazenda onde eles foram criados ou os medicamentos que foram usados. O sistema, que foi implementado em julho do ano passado, tem mostrado sucesso entre os consumidores, levando a planos de venda de produtos de suínos com rastreabilidade.
Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), adaptado por Equipe BeefPoint