As importações de carne bovina pela Coreia nos primeiros seis meses de 2016 foram as maiores já registradas, em 182.991 toneladas, substancialmente maior do que em 2015 e facilmente ultrapassando o recorde anterior, de 160.435 toneladas, de acordo com dados da Associação Comercial Internacional Coreana.
Os volumes recordes importados são uma combinação de fatores relacionados à oferta e à demanda. O rebanho bovino coreano está em queda no momento, após um programa substancial do governo reduzir os números e ajudar a manter os animais lucrativos. Como resultado, ha uma oferta limitada de carne bovina doméstica no mercado, tornando o produto doméstico mais caro e estimulando os importadores a comprar mais carne estrangeira que nos anos anteriores.
Do lado da oferta, a produção de carne bovina dos EUA está crescendo novamente e encontrou um mercado pronto para volumes grandes de short ribs. Os exportadores australianos têm encontrado um bom suporte para comércio de cortes que são tradicionalmente populares na Coreia. Os volumes muito grandes de carne bovina importada no mercado resultaram em um desconto significativo nos preços da carne importada comparado com a carne doméstica – Hanwoo Beef – e há uma especulação de que o comércio de peito cairá nos próximos meses por causa disso.
Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.