Quase meio milhão de coreanos participaram da última campanha promocional da carne bovina australiana realizada pelo Meat and Livestock Australia (MLA), fazendo com que esta fosse a maior promoção varejista já vista no país.
A campanha começou há um mês para promover a principal marca da carne bovina da Austrália na Coréia, Hoju Chungjung Woo – “Carne bovina australiana limpa e segura”, quando traduzido – e culminou com 100 compradores coreanos ganhando uma viagem à Austrália.
A segunda fase da campanha, que manterá seu foco nos benefícios nutricionais da carne bovina australiana, teve início na última semana com uma competição de levantamento de peso “Sansão” onde os jovens coreanos podem mostrar publicamente sua força levantando réplicas de peso em espuma.
O diretor-gerente do MLA, Mark Spurr, que está atualmente na Coréia com uma das diretoras da entidade, Vicki Hardwick, reunindo-se com varejistas e oficiais da indústria, disse que a promoção tem sido um enorme sucesso.
“O MLA uniu forças com alguns dos principais varejistas do mundo, redes de restaurantes, importadores e atacadistas como parte desta campanha e o interesse mostrado pelos consumidores coreanos tem sido fenomenal”, disse Spurr. “A promoção foi organizada para celebrar o terceiro aniversário da marca Hoju Chungjung Woo e para agradecer a todos os consumidores coreanos, varejistas e companhias de foodservice que nos mostraram sua lealdade durante os últimos três anos. O elemento crucial desta e de outras campanhas promocionais é que nosso trabalho está dando resultados. Mais e mais consumidores coreanos estão se tornando conscientes da qualidade da carne bovina australiana e isto está tendo um impacto real nas vendas”.
As vendas de carne bovina australiana durante o mês da promoção aumentaram impressionantes 26,4%, ou A$ 2,9 milhões (US$ 2,20 milhões), quando comparado com o mesmo período do ano anterior. De acordo com a maior rede de hipermercados do país, E-Mart, as vendas de carne bovina australiana até 15 de maio aumentaram 68% com relação ao mesmo período do ano anterior, enquanto as lojas da rede Homeplus registraram um aumento de 10% nas vendas de carne bovina australiana.
Spurr disse que a marca Hoju Chungjung Woo se tornou familiar nas principais lojas de varejo e redes de restaurantes da Coréia e agora se estabeleceu como uma marca confiável.
“O MLA continuará trabalhando para manter a imagem de limpa e segura da Hoju Chungjung Woo bem como para promover os atributos de sabor e nutrição da carne bovina australiana na Coréia”.
A Coréia é o terceiro maior mercado de exportação de carne bovina da Austrália, com mais de 93 mil toneladas enviadas em 2004, no valor de mais de A$ 484 milhões (US$ 368,21 milhões). Os volumes de vendas aumentaram em 50% comparados com os do ano passado, devido, em parte, à ausência do produto dos Estados Unidos como resultado da descoberta de um caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), ou doença da ‘vaca louca’, neste país.
As discussões entre os governos dos EUA e da Coréia sobre a reabertura do comércio tiveram início em março deste ano, com fontes comerciais prevendo uma retomada das importações até o final deste ano.
“Não há dúvidas de que enfrentaremos um grande desafio quando os EUA retornarem à Coréia e a indústria precisa ser proativa em garantir que maximizemos quaisquer ganhos que tivemos desde que os EUA estão fora do mercado”.
Em 31/05/05 – 1 Dólar Australiano = US$ 0,76077
1,31446 Dólar Australiano = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)
Fonte: Meat and Livestock Austrália, adaptado por Equipe BeefPoint