A loja de departamento da Coréia Lotte Department Store implementou um sistema eletrônico de informação para sua carne bovina Hanwoo (carne bovina coreana) no início deste mês. Os preços dos produtos que aproveitam as vantagens do sistema estão cerca de 5% mais altos que os dos produtos convencionais de carne bovina. Apesar disso, atraíram o interesse dos consumidores, que querem certificar-se de que o produto que compram é um genuíno Hanwoo.
Os consumidores que compram essa carne nas lojas da Lotte estão aptos a confirmar o sexo do animal do qual a carne bovina é oriunda, detalhes de fabricação, bem como propriedade rural de origem. Estas informações aparecerão em um monitor localizado próximo ao caixa no momento da compra. Mais informações são fornecidas em um website ou via telefone, por resposta automática. Estes sistemas oferecem dados sobre qualquer doença que o animal apresentou, parentesco, e sobre seu DNA. Isso é possível devido a um sistema de identificação por radiofreqüência, que contém em seu centro um microchip de alta velocidade.
Após o nascimento do bezerro, o chip é colocado na orelha do animal. Todo o processo de produção, do nascimento até a chegada do produto à gôndola para venda, pode ser registrado por um computador e colocado em um chip de forma que toda informação sobre a carne bovina coreana possa ser confirmada. No sistema atual, de código de barras, a informação pode ser lida, mas não adicionada ao chip.
Um representante da Samsung no supermercado Tesco disse que a ampla implementação desse sistema é difícil devido ao alto custo do chip. Entretanto, se o valor pudesse ser reduzido, haveria possibilidade de implementação global.
Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), adaptado por Equipe BeefPoint