Representantes da NALF visitam a ABCL
10 de fevereiro de 2003
MG: cotação da arroba permanece em alta apesar da safra
12 de fevereiro de 2003

Cosalfa discute a febre aftosa no Chile

Representantes dos setores público e privado de 11 países da América do Sul estarão reunidos amanhã e quinta-feira (13) para tratar de programas de erradicação da febre aftosa no continente. A 30a Reunião da Cosalfa ocorre em Santiago do Chile. O evento é organizado pelo Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Panftosa) com o apoio do Serviço Agrícola e Pecuário do Chile.

Também participam organismos internacionais de cooperação técnica e financeira como Banco Mundial, OIE, FAO e OMS. O objetivo do Plano Hemisférico é eliminar a doença até 2009.

Ontem (10) e hoje está acontecendo um Seminário Internacional sobre uso de ferramentas que permitam um diagnóstico ágil da doença. Segundo o Diretor de Panaftosa, Eduardo Correa, o propósito é discutir esta metodologia e propor linhas futuras de investigação e aplicação tendo em vista a necessidade de fortalecer a vigilância e a prevenção da enfermidade.

Os testes em andamento no Panaftosa poderão possibilitar o diagnóstico da doença no momento do teste a campo, eliminando a necessidade da espera pelo exame laboratorial para confirmação dos casos.

Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.