O Governo da Argentina prorrogou por 30 dias o cumprimento do restante exportável da cota Hilton correspondente ao ciclo de 2008/09. Essa prorrogação é mais que necessária: nos primeiros seis meses do ciclo de 2008/09, as exportações argentinas de cortes Hilton foram de apenas 6.890 toneladas.
O Governo da Argentina prorrogou por 30 dias o cumprimento do restante exportável da cota Hilton correspondente ao ciclo de 2008/09 através da Resolução 74/09 da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Alimentação (SAGPyA), publicada nesta semana no Boletim Oficial.
Essa prorrogação é mais que necessária: nos primeiros seis meses do ciclo de 2008/09 (julho a dezembro), as exportações argentinas de cortes Hilton foram de apenas 6.890 toneladas (leia matéria relacionada).
A medida estabelece que a prorrogação foi decidida por causa da conjuntura atual que tem afetado de forma adversa o mercado internacional de carne bovina, reduzindo a demanda dos principais compradores frente a um cenário de maiores incertezas. No entanto, o atraso no cumprimento da cota de 2008/09 ocorreu porque, em julho e agosto passado, a Argentina não exportou nada de cortes Hilton, porque a Oficina Nacional de Controle Comercial Agropecuário (ONCCA) não liberou a tempo os Registros de Operações de Exportação (ROE) necessários para concretizar os embarques. Os envios de cortes Hilton começaram a se regularizar a partir do último trimestre de 2008, bem quando os preços começaram a cair por causa da crise financeira.
A reportagem é do Infocampo, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.