Inverno começa dia 21 de junho com período menos chuvoso em grande parte do país
20 de junho de 2023
Fukushima desenvolve sistema de avaliação precoce de carne bovina baseado em IA
20 de junho de 2023

Cota Hilton: Brasil exporta apenas 30% de carne bovina para Europa

A Cota Hilton é uma das fatias de mercado de exportação que pode garantir um maior valor agregado à carne bovina. No entanto, até o final de maio, o Brasil exportou apenas pouco mais de 30% de sua cota. Assista ao vídeo abaixo e confira os detalhes.

Quem deu detalhes sobre a comercialização de carnes brasileiras à União Europeia foi o zootecnista Juliano Jubileu, diretor de exportações JBS/Seara na Europa.

Ele foi um dos entrevistados no programa Giro do Boi nesta terça-feira, 20.

“A Cota Hilton é realmente uma oportunidade de ouro, mas vemos que o Brasil ainda deixa um volume considerável que não é utilizado. Estamos deixando de agregar valor ao produto brasileiro”, diz Jubileu.

São comercializados através dela cortes de carne bovina fresca ou resfriada, sem osso e de alto padrão, oriundos de animais inteiros de 13 a 24 meses com apenas dentes de leite, ou animais castrados ou fêmeas de 25 a 36 meses de idade com até 4 dentes incisivos alimentados exclusivamente a pasto até os dez meses de idade.

Entre os países que exportam carne bovina através da Cota Hilton estão Argentina, Austrália, Uruguai, Brasil, Nova Zelândia e Paraguai.

A Cota referente a julho de 2022 a junho de 2023, com dados até 31 de maio deste ano foi estabelecida a exportação de 49,17 mil toneladas.

No acumulado foram efetivamente exportadas 41,36 mil toneladas, 84,12% da cota.

O Brasil é o que mais está deixando de aproveitar. Da cota brasileira de 8,94 mil toneladas, foram exportadas apenas 2,92 mil toneladas, o que corresponde a 32,61% da cota.

“Podemos ver que a Argentina, o Uruguai e o Paraguai usam em sua totalidade a cota”, diz Jubileu.

Respectivamente, Argentina, Uruguai e Paraguai já enviaram pela cota 97,66%, 95,92% e 94,73% de suas cotas.

Fonte: Giro do Boi.

Os comentários estão encerrados.