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Couro brasileiro amplia participação no mercado externo

Na comparação com julho de 2006, as exportações brasileiras de couro do Brasil cresceram 26,5% em julho de 2007, alcançando US$ 1,28 bilhão, segundo cálculos do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB). Os embarques superam em 15% as vendas externas de calçados do Brasil (US$ 1,11 bilhão) e representam 50% das exportações brasileiras de carne bovina (US$ 2,5 bilhões) no acumulado dos sete primeiros meses deste ano.

Na comparação com julho de 2006, as exportações brasileiras de couro do Brasil cresceram 26,5% em julho de 2007, alcançando US$ 1,28 bilhão, segundo cálculos do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB). Os embarques superam em 15% as vendas externas de calçados do Brasil (US$ 1,11 bilhão) e representam 50% das exportações brasileiras de carne bovina (US$ 2,5 bilhões) no acumulado dos sete primeiros meses deste ano.

Por outro lado, houve um aumento de 12% nas importações de couro, alcançando US$ 89 milhões, resultando em um saldo da balança comercial do couro de US$ 1,19 bilhão. As vendas externas de couro de maior valor agregado (semi-acabado e acabado) responderam por 64% das receitas.

Os tradicionais estados exportadores continuaram expandindo seus embarques e apresentaram as seguintes participações: São Paulo (35%), Rio Grande do Sul (24%), Paraná (6,55%) e Mato Grosso do Sul (6,3%).

Os principais países importadores continuam sendo China (incluindo Hong Kong), com participação de 35%, Itália (27%) e EUA (10%).

Os demais mercados do produto nacional são a Indonésia (crescimento de 59%, de US$ 24 milhões para US$ 38,13 milhões), Vietnã (elevação de 73%, de US$ 17,15 milhões para US$ 29,70 milhões), Coréia do Sul (11%, de US$ 24,83 milhões para US$ 27,48 milhões) e México (aumento de 164%, saindo de US$ 8,66 milhões para US$ 22,83 milhões).

Além disso, segundo informações do CICB, houve aumento nas vendas para países que não são importadores tradicionais do couro brasileiro como é o caso das Filipinas que aumentou suas compras em 268 vezes, de US$ 4,84 mil para US$ 1,3 milhão, República Tcheca (saltando de US$ 28,73 mil para US$ 1,57 milhão) e Nova Zelândia (160 vezes, saindo de US$ 332 para US$ 52,86 mil).

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