O couro estará mais presente nas próximas coleções de calçados no Brasil, motivada por dois fatores: a queda no preço da matéria-prima e a menor demanda do mercado externo de produtos específicos para estofamentos de automóveis e móveis. Nos últimos meses, o preço do quilo do couro bovino verde caiu de R$ 2,10 para R$ 0,50. A queda acentuada da cotação foi provocada pelo fechamento das portas de consumidores estrangeiros.
O couro estará mais presente nas próximas coleções de calçados no Brasil. A tendência observada nos corredores da 33ª Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes e Acessórios, Equipamentos e Máquinas para Calçados e Curtumes (Fimec) é motivada por dois fatores: a queda no preço da matéria-prima e a menor demanda do mercado externo de produtos específicos para estofamentos de automóveis e móveis.
Nos últimos meses, o preço do quilo do couro bovino verde caiu de R$ 2,10 para R$ 0,50. A queda acentuada da cotação foi provocada pelo fechamento das portas de consumidores estrangeiros. “Os principais atingidos pela crise foram justamente a indústria automobilística e os móveis, justamente quem consumia o couro exportado pelo Brasil”, diz o diretor da Aimoré Couros, Geraldo Fensterseifer. Ao não conseguir mais vender para outros países, os empresários brasileiros se viram obrigados a encontrar outro destino para seu produto.
Com mais da metade de suas vendas para outros países, o baque para o curtume Aimoré foi forte e levou a empresa a demitir nos últimos meses 90 dos 480 funcionários. “Atualmente, trabalhamos com no máximo 70% da capacidade por falta de demanda mundial por couro”, revela Fensterseifer.
O benefício se deu na indústria do calçado, que em função do preço mais competitivo do couro em relação ao material sintético está investindo em lançamentos com o produto natural. “Hoje, o couro está mais acessível do que o produto sintético e estamos nos direcionando nesse sentido”, afirma o gerente da unidade de couro e exportações da Killing, Juarez Alexandri Lacroix.
A matéria é de Leandro Brixius, publicada no Jornal do Comércio/RS, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.