Delegado do RS suspende trabalho de desinfecção
20 de junho de 2002
RS: Alegrete se mobiliza pela reabertura do frigorífico
20 de junho de 2002

Couro pode ser fonte complementar de renda para pecuaristas

O couro é tão importante quanto a carne, no entanto os pecuaristas não sabem aproveitá-lo comercialmente. “Eles precisam se conscientizar de que o couro é um produto tão nobre quanto a carne”, disse o secretário de Indústria, Comércio e Mineração do Estado de Mato Grosso, Ricardo José Corrêa. Ele participou terça-feira (18), na companhia do superintendente de Indústria de Goiás, Luís Maranezi, de uma reunião com o secretário de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Reginaldo Arcuri, para discutir o programa de agregação de valor na cadeia produtiva do couro.

É preciso criar uma cultura exportadora no setor, estimulando as vendas externas de produtos industrializados, como calçados ou mesmo o couro processado, disseram os representantes dos Estados. Para isso, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, embaixador Sergio Amaral, lançou o Programa de Agregação de Valor para o Couro. O projeto piloto está sendo implantado em Mato Grosso, em conjunto com o Governo Estadual.

Esse programa visa aumentar as exportações de couro industrializado, semi-acabado e de calçados, já que o Mato Grosso tem o terceiro maior rebanho bovino do País. De acordo com os representantes estaduais, o couro pode se transformar numa importante fonte de renda para os pecuaristas. Para isso, entretanto, eles devem melhorar a qualidade na produção do produto.

A política do Governo Federal é substituir as exportações de produtos primários pelas vendas de produtos acabados, porque estes geram mais riquezas e emprego para o Brasil.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC (Suelen Menezes), adaptado por Equipe BeefPoint

Comments are closed.