Santa Catarina produzirá carne especialmente para Espanha
15 de setembro de 2003
Missão brasileira tenta abrir mercado europeu para 355 municípios
15 de setembro de 2003

CPI das Carnes do RS continua depoimentos hoje

A CPI das Carnes reúne-se novamente hoje, a partir das 9h30. Pela manhã estão previstas as oitivas do delegado do Decon, Fernando Edison Domingues Sares, do coordenador do Procon, Alexandre Appel, e do coordenador-geral de Análise de Infrações nos setores de Agricultura e Indústria da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça, Guilherme Favaro Ribas. À tarde, a partir das 13h30, serão ouvidos o diretor da Sadia S/A, Jurandi Orlandi, e o diretor regional da Perdigão Agroindustrial, Nilvo Mittanck.

De acordo com o presidente da CPI das Carnes, deputado Jerônimo Goergen (PP), as informações coletadas até o momento permitem afirmar que em nenhum momento o produtor participa da formação do preço. “Indústria e varejo se acusam mutuamente, um culpando o outro pela prática de abuso do poder econômico”, destacou.

Goergen esclareceu que na suinocultura ou o produtor participa do sistema integrado ou abandona a atividade. Em relação à pecuária bovina, o parlamentar destacou a falta de competitividade dos frigoríficos formais, que não conseguem enfrentar o alto índice de abate irregular e a elevada carga tributária praticada no Estado. “Não é possível que um Estado com a qualidade genética como o nosso se furte de abastecer o mercado interno com carne produzida aqui”.

O aumento das ocorrências de abigeato e a frágil estrutura de fiscalização sanitária são outros pontos que preocupam. “Estamos realmente preocupados com o reaparecimento de doenças como o Aujeszky e a Aftosa”, finalizou.

Fonte: Clic RBS/Agrol, adaptado por Equipe BeefPoint

Comments are closed.