Dando continuidade ao projeto de interiorização, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembléia Legislativa gaúcha que investiga as atuais distorções na cadeia produtiva da carne se instalou na sexta-feira (31), no município gaúcho de Cacequi.
No encontro, foram ouvidos representantes de entidades ligadas à suinocultura e pecuária de corte, além de depoimentos de criadores da região.
O presidente da CPI, deputado estadual Jerônimo Goergen (PP), explicou que o município foi priorizado porque registra altos índices de abigeato. “A situação é tão crítica na região que os produtores se referem à cidade como O Triângulo do Abigeato”.
Goergen também ressaltou que o roubo de gado em Cacequi é visto quase como uma profissão, tamanha a impunidade. Segundo ele, a comissão irá solicitar que o Ministério Público instale um inquérito para averiguar a ocorrência dos crimes.
As reuniões da CPI das Carnes continuam com o projeto de interiorização. As próximas cidades a receberem os encontros são Livramento, Alegrete, Erechim e Santa Rosa.
Fonte: Clic RBS/Agrol, adaptado por Equipe BeefPoint