A sofisticação do consumidor que procura por cortes nobres de carne bovina tem levado redes de varejo e de hotéis a fazerem parceria com frigoríficos para atender esse nicho de mercado, ainda que ele represente uma parcela menor da produção brasileira, estimada em 7,14 milhões de toneladas para este ano.
A rede internacional de hotéis Gran Meliá, em São Paulo, vai vender com exclusividade a marca Rubia Gallega, que será colocada em 20 meses no mercado. De acordo com o diretor da GMG Importação e Exportação, empresa responsável pela importação do sêmen da raça européia, que será trazido da Espanha, Eduardo Grandal, o frigorífico pagará 7% a mais pela arroba do animal abatido.
“Por enquanto, apenas o frigorífico CampBoi, de Guapiaçu (SP), está credenciado para fazer abates, mas pretendemos credenciar mais uma indústria. Isso dá garantias ao nosso produto”, afirma Grandal.
A estratégia da GMG é importar o sêmen dos reprodutores espanhóis para inseminar em matrizes Nelore. A carne com a marca Rubia Gallega será produzida a partir do cruzamento da raça européia com o nelore. “A GMG conseguiu uma linha de crédito de R$ 200 mil com o Banco do Brasil para financiar os produtores interessados no projeto.”
Pioneira entre as grifes de carne bovina, a Chalet Agropecuária irá exportar este ano 1,5 mil toneladas do programa Red Beef Connection. O preço médio da tonelada é de US$ 3,8 mil (FOB) no Porto de Santos, valor entre 10% e 20% superior à carne convencional, segundo o coordenador do programa, Guilherme Batalha.
Aproveitando o bom momento do segmento, o Frigorífico Bertin, montou uma rede de lojas chamada Beef Shopping, onde comercializa cortes nobres de carne bovina congelada e embalada em caixas de papelão. Além disso, também fornece cortes nobres para restaurantes e supermercados, distribuindo volumes superiores a 300 toneladas por mês.
Já o Frigorífico Marfrio fornece entre 120 e 200 toneladas por mês de cortes nobres de carne das marca “Grill” e “Prime” para rede de restaurantes como a Novilho de Prata (SP), Porcão (RJ), Fogo de Chão (SP) e restaurantes Barbacoa e Dinho’s Place, entre outros e para os supermercados Pão de Açúcar, Barateiro e Extra, além de butiques de carnes.
Em geral, os cortes nobres são especificados pelos compradores de acordo com critérios que vão desde a espessura da gordura, limpeza, maciez, marmorização à raça do boi. Entre os cortes, os mais procurados são picanha, mignon, contra-filé e baby beef. A Marfrio também fornece carnes nobres porcionadas para redes de fast food.
Fonte: Gazeta Mercantil (por Alexandre Inacio e Luciana Franco), adaptado por Equipe BeefPoint