O consumo de energia elétrica no Brasil começa a assumir um perfil diferente. A enorme demanda reprimida dos consumidores rurais passou a ser atendida. Segundo dados da Eletrobrás, o consumo de energia da classe rural registrou um aumento de 12,2% em janeiro, na comparação com o mesmo mês de 2003. Nos últimos doze meses, o crescimento foi de 9%.
Hoje, o consumo rural representa mais de 4,6% do mercado faturado de energia elétrica, com total anual de 14.000GWh. Em 1998, o consumo representava menos de 4%.
O setor industrial é o maior consumidor de toda a energia elétrica produzida, utilizando 44%. O uso residencial vem a seguir, com um consumo de 26% e o uso comercial com 16%. Os restantes 15% distribuem-se entre setor rural, iluminação pública, órgãos do governo e outros.
A energia é um fator importante para o desenvolvimento social e econômico. De acordo com dados oficiais, cerca de 90% das famílias não atendidas pela rede de distribuição de energia elétrica têm renda inferior a três salários mínimos e 80% estão no meio rural.
O governo lançou em novembro do ano passado o programa Luz para Todos, que até 2008 pretende levar energia elétrica aos 12 milhões de pessoas que não têm acesso a este serviço – desse contigente, 10 milhões estão no campo, sendo que em Tocantins apenas 26,75% dos cidadãos das áreas rurais possuem acesso à rede de distribuição.
Fonte: Projeto Brasil (Fernando Travaglini), adaptado por Equipe BeefPoint