A produção mundial de carnes vem crescendo continuamente, atingindo um volume estimado de 258 milhões de toneladas em 2004, 2% a mais que em 2003, de acordo com o relatório Vital Signs 2005 do Worldwatch Institute.
A produção de carnes aumentou mais que o dobro desde os anos setenta, devido à maior demanda e à introdução de processos de produção de grande escala. A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (Food and Agriculture Organization – FAO), em seu Food Outlook, estimou que a produção mundial aumentará para 265 milhões de toneladas em 2005.
O consumo mundial de carnes, especialmente nos países em desenvolvimento, também continua aumentando. De acordo com a FAO, o consumo per capita médio de carne em 2004 foi de 40,5 quilos e este deverá aumentar para 41,7 quilos em 2005.
Até 2020, o International Food Policy Research Institute estima que a população nos países em desenvolvimento consumirá mais de 36 quilos per capita de carne em média – duas vezes mais que nos anos oitenta. Em contraste, a população nos países industriais consumirá a maior parte da carne – quase 90 quilos por pessoa em 2020.
De acordo com o Worldwatch Institute, à medida que a produção e o consumo de carnes continuam aumentando no mundo, os métodos de produção também estão mudando. A produção agrícola e animal industrial estão apresentando crescimento mais rápido em seus sistemas de produção para suínos, frangos e bovinos, com mais da metade da produção de frango e suínos e a maioria da carne bovina usando esses métodos intensivos.
O Worldwatch Institute informou que as preocupações ambientais e de saúde pública referentes à produção e consumo de carnes estão crescendo e, conseqüentemente, os produtores, donos de negócios, chefes e consumidores estão pensando de forma diferente sobre suas escolhas de alimentos.
Por exemplo, em 2003, o McDonald’s pediu que alguns de seus fornecedores parassem de usar hormônios promotores de crescimento na alimentação animal. Os consumidores também estão demandando mais carne e leite oriundos de animais alimentados a pasto, por razões de saúde.
Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), adaptado por Equipe BeefPoint