Os criadores brasileiros encontraram na raça Brahman uma alternativa excepcional para o clima nacional e estão investindo e comemorando os resultados que conquistaram com a raça que tem contribuído para a posição de destaque do Brasil no mercado internacional de carne bovina.
No país número um em exportação do produto, o Brahman é a raça que mais se expande. Os números deste crescimento saltam aos olhos: segundo o Núcleo Brahman Paulista, a venda de sêmen de Brahman cresceu 467% no País, saltando da 9a para a 3a raça mais utilizada. Brahman é a raça que mais cresce – 316% apenas em 2004.
Formada nos Estados Unidos a partir de cruzamentos de raças indianas, o Brahman recebeu mais de um século de desenvolvimento genético a fim de criar uma raça que convivesse muito bem com calor, umidade, insetos, parasitas e doenças.
O Brahman apresenta alto índice de crescimento, qualidade de carne, fertilidade, qualidade de carcaça, ótima avaliação visual, desenvolvimento ponderal, idade ao primeiro parto reduzida (IPP), alta produtividade acumulada (PAC), elevado peso aos 120, 365 e aos 450 dias.
Fonte: Assessoria de imprensa da Araucária