Além do fechamento de negócios, a troca de informações entre os criadores é o objetivo da Associação Brasileira de Angus (ABA) durante a Expointer, de 28 de agosto a 5 de setembro, em Esteio (RS).
Segundo o presidente da entidade, Reinaldo Salvador, 21 produtores de angus são esperados. Uma oportunidade de intercâmbio será o Encontro de Criadores da Carne Angus Certificada, no dia 2 de setembro, na Casa RBS no parque Assis Brasil. Os participantes vão acompanhar uma desossa de carcaça angus e degustação.
A 4a Exposição Nacional da Raça Angus, que ocorre durante o evento, vai reunir 250 animais de criadores do Rio Grande do Sul, do Paraná, de São Paulo, de Minas Gerais e da Argentina. O julgamento das fêmeas ocorre no dia 31 e o dos machos em 1o de setembro, mesma data do Leilão Golden Angus. A 5a edição do remate vai colocar em pista 35 fêmeas e cinco machos e será transmitida pelo Canal Rural.
“Todos os animais, além de inscritos na Expointer, precisam já ter recebido alguma premiação na feira. É um pré-requisito que dá mais qualidade ao leilão”, explica o criador José Paulo Cairoli, da Reconquista Agricultura e Pecuária, que vai ofertar cinco fêmeas e um macho.
O trabalho da Reconquista, tetracampeã consecutiva do Ranking da Associação Brasileira de Angus, foi apresentado a 200 criadores em um dia de campo no sábado (21), na propriedade, em Alegrete.
Investimentos em genética e em manejo sanitário, nutricional e reprodutivo marcam a trajetória da cabanha, iniciada em 1989. Entre os participantes estava Juan Marco Berruti, ex-presidente da Associação Uruguaia de Angus.
Fonte: Zero Hora/RS (por Verônica Streliaev), adaptado por Equipe BeefPoint