Balizador de preços do boi gordo GPB/DATAGRO – Boletim de 15-dezembro-2023
18 de dezembro de 2023
Ano de 2024 pode bater recorde e ser o mais quente da história, alertam cientistas
18 de dezembro de 2023

Criadores de búfalos no RS querem parcerias para ampliar pontos de venda de carne

Os búfalos marcaram presença nos principais eventos gastronômicos e feiras agropecuárias do Rio Grande do Sul em 2023. As ações marcaram a conquista do principal objetivo da Associação Gaúcha de Criadores de Búfalos (Ascribu) para o ano, que foi o de divulgar a carne de búfalo e suas propriedades junto ao consumidor final, além do queijo e doce de leite de búfalas.

Para 2024, a presidente da Ascribu, Desireé Möller, quer dar um passo em outra direção. ”A meta para 2024 é comercializar de uma forma mais fácil”, diz Desireé. A entidade quer buscar parcerias para aumentar pontos de vendas. “Temos poucos pontos de venda no Estado que queremos ver, de alguma forma, como entregar esta carne com mais facilidade ao consumidor final”, conclui.

Neste ano, a presidente da Ascribu conta que os assados de carcaça inteira de búfalo atraíram os participantes dos eventos que os criadores participaram. “Começamos assando a primeira carcaça do ano em Passo do Sobrado (RS), e a partir de então não se parou mais”, afirma. Foram eventos realizados em Eldorado do Sul, Guaíba, Gramado, Porto Alegre, São Borja, Livramento, São Leopoldo e Esteio, onde a carcaça chamou a atenção, bem como os mais diversos cortes e produtos derivados.

Outro ponto que a presidente da Ascribu destaca como extremamente positivo foi o incremento no número de criadores participando de feiras e eventos. A Expointer 2023 foi um marco, pois costumeiramente a média de participantes era de oito animais pertencentes a dois criadores. “Este ano, para celebrar os 45 anos da Ascribu, tínhamos a meta de 45 animais”, conta Desireé, e superaram. Ao todo, 60 animais participaram da exposição.

Fonte: Globo Rural.

Os comentários estão encerrados.