Onze importantes criadores de Nelore de Araçatuba e cidades vizinhas, no interior de São Paulo, estão se juntando para promover a pecuária, realizar eventos de campo e coordenar a realização dos leilões da raça e dos julgamentos de Nelore da Exposição Agropecuária de Araçatuba, programada para 04 a 13 de julho de 2003. O grupo, denominado Pólo Nelorista, objetiva fortalecer o Nelore na região, que alia a tradição de projetos pecuários tradicionais à modernidade das tecnologias utilizadas para o melhoramento genético da raça. Para tanto, apostam no destaque de Araçatuba, considerada a “Capital do Boi Gordo” e na força pecuária da região, conhecida como o “Berço do Nelore” por reunir criadores pioneiros.
Participam do Pólo Nelorista os seguintes projetos pecuários: J. Galera, Carlos Eduardo Novaes, Pedro Novis, Dario Guarita, Gilson Katayama, José Carlos Prata Cunha, José Luis Urbano Boteon, José Luiz Niemeyer dos Santos, Julika Wirth Zarb, Oscar Machado Leite de Barros e Torres Homem Rodrigues da Cunha.
A primeira bandeira do Pólo Nelorista é ampliar o número de animais Nelore participantes dos julgamentos da raça na Expo Araçatuba 2003, superando as 1.000 cabeças, e atrair pelo menos 400 expositores.
A Exposição Agropecuária de Araçatuba é a maior do Estado de São Paulo e a terceira maior do País. Com o fortalecimento da raça Nelore – a mais importante do evento -, o Pólo Nelorista quer valorizar ainda mais a mostra. Além dos julgamentos receberem mais de 1.000 animais, o grupo trabalha em conjunto para valorizar os cinco leilões de Nelore programados para a exposição deste ano. “Queremos que os pecuaristas tenham Araçatuba em mente quando pensem em Nelore de alta qualidade genética e produtiva e nos criadores da região para espelhar seus projetos pecuários”, explica Gilson Katayama (Agropecuária Katayama), gerente do Pólo.
Estão programados cinco leilões de Nelore para a Expo Araçatuba 2003, todos coordenados pelo Pólo Nelorista. “Os membros do grupo abrem mão dos seus leilões particulares, realizados durante a exposição, para que o Pólo se fortaleça e possa melhorar os pregões e torná-los mais concorridos”, assinala Carlos Eduardo Novaes (Agropecuária Itambé). Para isso, a programação dos leilões foi ajustada e a seleção dos animais e prenhezes participantes está ainda mais rigorosa.
O Pólo escolheu o Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore (PMGRN), da USP Ribeirão Preto, coordenado pelo prof. Raysildo Lobo, como ideal de melhoramento genético. Isso significa que os parceiros do grupo vão padronizar a seleção do Nelore segundo os conceitos do PMGRN, transformando o Pólo em difusor de pecuária moderna e genética de alta qualidade, com a utilização de tecnologia de ponta.
Nesse sentido, os leilões de Nelore da Expo Araçatuba têm como princípio apenas a participação de animais provados pela USP Ribeirão Preto. Esta regra passa a valer para o Leilão Reprodutores Top 10%, que ofertará apenas touros positivos pelos índices do PMGRN. Além do Reprodutores Top 10%, o Pólo Nelorista promoverá os leilões Seleção do Futuro (matrizes P.O.), Indian Baby (bezerras P.O.), Criadores Paulistas (fêmeas elite P.O.) e Sementes da Raça (prenhezes selecionadas).
Informações adicionais sobre o Pólo Nelorista, o julgamento e os leilões de Nelore da Exposição Agropecuária de Araçatuba podem ser obtidas através do formulário abaixo.
Fonte: Assessoria de imprensa do Pólo Nelorista