Suplementação a pasto: uma alternativa na produção de novilho precoce
18 de julho de 2003
Crescem os abates no RS
22 de julho de 2003

Crianças carentes conhecem cadeia produtiva da carne bovina

O SIC – Serviço de Informação da Carne realizou na Feicorte 2003, ocorrida de 03 a 07 de junho de 2003 em São Paulo (SP), a primeira Gincana da Cadeia Produtiva da Carne Bovina. Um grupo de 350 crianças de cinco ONGs de favelas paulistanas (Projeto Arrastão, Alivi, Lar de Ismael, Gotas de Flor com Amor e Obra do Berço), conheceu de perto todas as etapas da cadeia produtiva da carne bovina in locu. Os objetivos foram ressaltar a importância da carne bovina para a alimentação humana e educar sobre os diferentes elos da cadeia produtiva. A atividade foi organizada em parceria com todos os sócios do SIC e contou também com o apoio da organização da feira. A empresa SGS promoveu também um painel sensorial para avaliar a preferência de diferentes modos de preparo de carne.

As crianças acompanharam todo o processo produtivo – dos animais até a cozinha do consumidor. Ou seja, conheceram as diversas raças bovinas, aprendendo as diferenças entre gado zebuíno e europeu, alimentação animal, sanidade e reprodução até a compreensão de todo o conceito da cadeia produtiva da carne. Além disso, ficaram a par dos aspectos nutritivos da carne bovina, cortes e formas de preparo e de sua importância na alimentação do dia-a-dia, tendo a oportunidade de visitar e realizar atividades nos estandes das empresas associadas ao SIC, que hoje representam vários elos da cadeia produtiva.


Figura 1: Grupo de crianças do Projeto Arrastão que participou da gincana


Figura 2: A ansiedade das crianças em tocar os animais era grande, e a satisfação maior ainda


Figura 3: Crianças da ONG “Obra do Berço”


Figura 4: Crianças visualizando a maquete educativa do SIC, que mostra a fazenda, frigorífico, supermercado e cozinha do consumidor


Figura 5: Painel montado pela Minerthal mostrando a produção do sal mineral e seus diversos componentes em aquário iluminado no chão do stand

O objetivo da gincana é valorizar todo trabalho que é feito no campo para oferecer ao consumidor um alimento de qualidade e que atenda às necessidades nutricionais da população. Além disso, essas crianças tiveram a oportunidade única de aprender enquanto se divertiam e o nosso principal retorno foi ver a satisfação estampada no rosto de cada uma delas. Para complementar as atividades, todas as crianças fizeram um desenho cujo tema era o que haviam aprendido naquele dia. Os melhores desenhos de cada entidade serão escolhidos e premiados com uma camiseta do SIC, e publicados no site do Beefpoint e do SIC.


Figura 6: Um dos desenhos feito por uma das crianças do Arrastão, mostrando animais da raça Hereford e Nelore, crianças com a camiseta da ONG, monitor de gincana e o diálogo: “Posso tocar nele?”

Além da gincana, e com o apoio da Tortuga, foram realizadas duas sessões do teatro educativo sobre a cadeia produtiva da carne, parte integrante do Projeto Saúde Brasil da Embrapa e Tortuga. Após as sessões de gincana e de teatro as crianças degustaram espetinhos de carne oferecidos pela ACNB.


Figura 7: A alegria das crianças assistindo ao teatro

Durante a Feicorte, o SIC teve a felicidade de contar com a adesão de quatro novas empresas em seu quadro de associados: Fort Dodge, Planejar, Yakult e Marfrig. Existem ainda outras empresas e entidades estudando a possibilidade de participar do SIC, o que será fundamental para a manutenção e ampliação de nossas atividades.

O SIC agradece a todos que de alguma forma participaram destas atividades e informa que a gincana será realizada novamente durante a Expointer 2003 e provavelmente em outros eventos agropecuários vindouros.

O endereço de contato do SIC é:

SIC – Serviço de Informação da Carne
Av. Francisco Matarazzo, 455
Prédio 29 – Parque da Água Branca
05001-900 – São Paulo – S.P.
Tel (11) 3872 2337
Fax (11) 3872 1297
E-mail: sic@sic.org.br

Os comentários estão encerrados.