A capital de Mato Grosso do Sul será palco do maior leilão de animais com alto critério de seleção e genética melhorada da raça Senepol. Inserido no programa Embrapa de Melhoramento de Gado de Corte (Geneplus), o criatório Senepol Luar, organizador do evento, tornou-se referência mundial há uma década e ofertará seu plantel no auge de demanda da raça. O leilão de liquidação acontecerá no dia 6 de dezembro, às 12h, no Terra Nova Centro de Eventos e nos dias 8 e 9 a partir das 20h, por meio de transmissão do Canal Rural.
Lotes de doadoras e jovens doadoras serão leioados já no primeiro dia do evento. Enquanto que nos dias 8 e 9 de dezembro, em leilão virtual, as ofertas serão de babies fêmeas e machos, embriões e doses de semêns. “Investimos fortemente em ferramentas de seleção, como ultrassonografia de carcaça, acompanhamento reprodutivo, melhoramento genético, por meio do programa Geneplus e técnicas de genotipagem. O leilão será um oportunidade ímpar para que pecuaristas conheçam e adquiram o resultado de um trabalho criterioso, que poderá estimular a rentabilidade de qualquer propriedade”, destaca o proprietário da Senepol Luar, Adilson Reich.
Com sede em Camapuã (MS), o criatório Senepol Luar importou sêmen e embriões de diversas propriedades dos Estados Unidos e recentemente adquiriu doadoras que estão alojadas em uma central no Estado da Louisiana que servem como base genéticas e contribuiram para a origem do plantel que será leiloado. “Há dez anos investimentos em tecnologia de ponta, pesquisas e técnicas de manejo avançadas em um estilo de produção completamente sustentável. Desde quando iniciamos a criação do Senepol prezamos pelo melhoramento genético da raça, sempre nos preocupando em preservar e aprimorar suas características originais”, enfatiza Guilherme Reich, também proprietário da Senepol Luar e filho de Adilson Reich.
Entre as vantagens de se optar pela criação da raça Senepol, a família Reich cita a fácil adaptabilidade ao clima tropical brasileiro, além das características físicas que resultam em rápido ganho de peso e produção de carne de alta qualidade. “É a raça que mais cresce no Brasil, exatamente por sua rusticidade e resistência que contribuem para seu bem estar em altas temperaturas. A precocidade sexual e sua alta libido também devem ser consideradas como fatores que influenciam diretamente na rentabilidade do criatório. Outra característica importante é a boca larga que permite melhor ingestão de alimentos do animal, que consequentemente vai gerar cortes nobres com uma carne suculenta, macia e de alta taxa nutricional”, pontua Guilherme Reich.
Segundo as informações do criatório Senepol Luar, os machos têm capacidade de cobrir a campo a partir dos 14 meses, e as fêmeas, que ciclam a partir dos 12 meses, podem oferecer na vida reprodutiva pelo menos uma cria a mais. É comum ver vacas Senepol parindo ainda entre os 13 e 15 anos de vida, mesmo tendo doado inúmeros ovócitos e formado tantos rebanhos, como as estatísticas mostram.
Quanto as ferramentas de seleção utilizadas no plantel que será leiloado em liquidação no mês de dezembro, a ultrassonografia de carcaça ganha destaque no melhoramento genético, identificando os indivíduos de maior potencial no rebanho. Uma parceria com a empresa Bom in Beef tornou possível essa identificação, realizando periodicamente a medição da qualidade de carcaça dos animais. Segundo a doutora e zootecnista, Marina de Nadai Bonin, responsável pela utilização dessa ferramenta, as avaliações de carcaça por ultrassom são uma maneira, in vivo, de estimar a composição corporal, de músculos, gordura, e do potencial genético do animal para estas características.
A fim de aprimorar ainda mais a seleção dos animais, o Senepol Luar formou uma parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) através da orientação e trabalho de pesquisa dos professores Deiler Sampaio Costa e Fabio Farias, do laboratório de reprodução assistida, dando início ao projeto de acompanhamento reprodutivo dos animais. O projeto avalia a idade à puberdade e à maturidade sexual dos garrotes Senepol com o objetivo de identificar os animais mais precoces com o intuito de se fazer seleção com base nas linhagens que apresentarem os melhores resultados para tal característica. “Dentro deste planel que será leiloado percebemos animais de excelente qualidade, animais muito precoces, superior há alguns rebanhos que temos visto e o melhor, com possibilidade de melhorar cada vez mais”, afirma o pesquisador Deiler Sampaio Costa.
Por meio do Programa de Melhoramento Genético da Raça Senepol – Embrapa/Geneplus que analisa a variabilidade genética dentro da raça, e pela técnica de genotipagem, em que são estudadas as características que compõem o DNA do animal, os criadores conseguem identificar os animais geneticamente superiores e capazes de contribuir para a constante melhoria da conformação frigorífica e de qualidade de carne. Atualmente mais de 98% do rebanho da fazenda é genotipado e o GeneStar CLARIFIDE, programa de analise de DNA da Zoetis, avaliou e identificou a presença dos gens para pelagem vermelha homozigoto, um indicativo de alta padronização do rebanho.
“Essa busca incessante por tecnologia de ponta na pecuária resulta em animais com alto potencial reprodutivo, refletindo diretamente tanto no volume quanto na qualidade do rebanho”, enfatiza Guilherme Reich, ao convidar produtores rurais interessados na raça a participarem do Leilão de Liquidação Senepol Luar, nos dias 6, 8 e 9 de dezembro.