Crise econômica da Rússia prejudica vendas de carnes

Os produtores de carne da Rússia estão lutando em meio a uma crise econômica à medida que os consumidores, pressionados, estão cortando as itens de luxo como carne bovina e suína em favor de alternativas mais baratas, como carne de peru.

O consumo total de carnes, incluindo de aves, deverá cair em 2,4% nesse ano, para 9,9 milhões de toneladas, comparado com 10,2 milhões de toneladas em 2015, de acordo com dados da Associação Nacional de Carnes da Rússia.

O presidente do conselho da indústria de carnes da União Econômica da Eurásia (e presidente da União de Carnes da Rússia), Mushegh Mamikonyan, junto com outros especialistas da indústria de carnes, disse que o consumo de carnes caiu com o aumento da crise econômica da Rússia, desvalorização do rublo russo e uma forte queda nas importações, em grande parte causada pelo embargo do governo russo às importações de carne ocidentais.

As compras de carne bovina registraram o maior declínio, de 10% na Rússia, durante o ano. De acordo com dados do World Trade Centre de Moscou, as menores rendas, os maiores preços e os embargos às importações contribuíram para a queda de 31,5% no volume de carne e produtos de carne importados nos primeiros dez meses de 2015, para 921.000 toneladas. Em termos de dólares, o aumento foi ainda maior – em valor, as importações caíram em 42,7%, para US$ 2,5 bilhões.

Ao mesmo tempo, os preços das carnes ao consumidor aumentaram muito – nos primeiros seis meses de 2015, os preços médios dos cortes de carne aumentaram em 29% comparado com 2014, com as vendas de carnes caindo em 5%, de acordo com a agência de pesquisa de mercado russa, Romir.

Fonte: GlobalMeatNews.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

Atacado –10-02-2016
11 de fevereiro de 2016
Frigorífico uruguaio classifica ambiente de negócios de carne bovina na Rússia como “frio”
12 de fevereiro de 2016