Mercado Físico da Vaca – 13/10/08
13 de outubro de 2008
Mercados Futuros – 14/10/08
15 de outubro de 2008

Crise financeira afeta exportações da Argentina

As receitas dos frigoríficos argentinos exportadores de carne bovina estão sendo seriamente afetadas pela crise financeira mundial. "Neste momento, não estão se concretizando negócios, porque os principais países compradores estão estudando a estratégia e a posição que tomarão neste novo cenário internacional", disse o diretor executivo do Consórcio de Exportadores de Carnes (ABC), Héctor Salamanco.

As receitas dos frigoríficos argentinos exportadores de carne bovina estão sendo seriamente afetadas pela crise financeira mundial, segundo disseram ao Infocampo fontes do mercado local.

“Neste momento, não estão se concretizando negócios, porque os principais países compradores estão estudando a estratégia e a posição que tomarão neste novo cenário internacional”, disse o diretor executivo do Consórcio de Exportadores de Carnes (ABC), Héctor Salamanco.

“Nós estamos sendo muito afetados e o pior de tudo é que o panorama futuro é muito negativo”, disse ele, acrescentando que “a capacidade de financiamento está se reduzindo notavelmente, complicando ainda mais os negócios”.

Entre abril e agosto deste ano, quando no mundo se pagavam valores recordes pelos cortes de carne bovina, as autoridades argentinas impuseram barreiras às exportações do produto, impedindo assim gerar boas receitas que pudessem contribuir para amortizar a crise que se aproxima.

De acordo com o diretor de um frigorífico, já houve perda de grandes quantidades de dinheiro por causa das restrições impostas pelo Governo nacional. Segundo ele, essa burocracia já gerou sérios danos que, a esta altura são irreversíveis, e mesmo que fossem abertas as exportações neste momento seria inútil, porque já não há compradores.

O consumo de carne bovina nos países que integram a União Européia (UE) e na Rússia (principais mercados da carne argentina) é considerado como um bem exclusivo para pessoas de alto poder aquisitivo. Por isso, é uma das primeiras importações que serão congeladas no novo cenário mundial de desaceleração econômica.

A matéria é do Infocampo, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.