Atacado – 17/10/08
17 de outubro de 2008
Mercados Futuros – 20/10/08
21 de outubro de 2008

Crise prejudica demanda de carne bovina na Rússia

Embora o ano de 2008 tenha visto o maior nível de exportações de carne bovina da Austrália para a Rússia já registrado, os envios têm caído bastante nos últimos meses - caíram de um recorde de 17,28 mil toneladas em maio para 4.456 toneladas em setembro. O impacto da atual crise de crédito também está sendo sentido, com muitos importadores russos não sendo capazes de obter crédito para cumprir os contratos existentes ou comprar novos produtos.

Embora o ano de 2008 tenha visto o maior nível de exportações de carne bovina da Austrália para a Rússia já registrado, os envios têm caído bastante nos últimos meses – caíram de um recorde de 17,28 mil toneladas em maio para 4.456 toneladas em setembro. As exportações de carne bovina australiana para a Rússia durante os primeiros nove meses de 2008 totalizaram 65.861 toneladas, estabelecendo o mercado russo como o quarto maior mercado de exportação da carne bovina australiana.

Direcionando a queda na demanda da Rússia está a crise de créditos e a queda no dólar australiano, que levou uma série de importadores a desistir ou a buscar renegociar contratos feitos com o dólar australiano mais alto para produtos em trânsito. Além disso, um importante congestionamento nos portos russos, um acúmulo de produtos no mercado após altas importações da América do Sul e a desvalorização da moeda russa (rublo) contra o dólar dos EUA desde o meio de julho também prejudicaram significantemente o comércio de carne bovina no país.

O impacto da atual crise de crédito também está sendo sentido, com muitos importadores russos não sendo capazes de obter crédito para cumprir os contratos existentes ou comprar novos produtos.

Os grandes e caros estoques de carne bovina da Rússia e os produtos com maior preço que estão a caminho do país precisarão ser liberados antes que os importadores russos voltem a entrar no mercado. Isso poderá demorar até o começo de 2009, particularmente considerando as interrupções normais nos portos durante o inverno russo.

A reportagem é do Meat and Livestock Australia (MLA), traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.